Anápolis também fará parte de projeto de testagem em massa anunciado por Caiado

Solicitação do exame ocorre através de aplicativo que foi doado por empresa ao Governo de Goiás

Rafaella Soares Rafaella Soares -

Anápolis está entre os 78 municípios que deverão ser beneficiados com o Dados do Bem, um aplicativo que será disponibilizado em breve pelo Governo de Goiás para rastrear e monitorar casos confirmados e suspeitos de Covid-19.

A informação foi confirmada ao Portal 6 pela assessoria de comunicação do governador Ronaldo Caiado (DEM).

A ferramenta foi desenvolvida pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, em parceria com a Zoox Smart Data, e doado ao Estado. A previsão é de que o contrato seja assinado até a próxima quarta-feira (22) para que, em seguida, as prefeituras façam a adesão.

Além do monitoramento, de acordo com Caiado, a expectativa é realizar uma testagem em massa nas 78 cidades pelo próprio aplicativo, por meio de convênio com o Instituto Butantan e programa Todos Pela Saúde, do Banco Itaú.

“Esses 78 municípios devem ter quase 2/3 da população de Goiás. Estamos falando de aproximadamente 4,5 milhões de pessoas. É um universo muito grande”, afirmou o governador.

Como vai funcionar

Depois de baixar o aplicativo, pelo Google Play ou App Store, a população fará um cadastro informando nome, endereço e número do CPF.

Em seguida, será necessário informar a localização, ler a política de privacidade e responder um questionário de autoavaliação, mesmo que a pessoa não apresente nenhum sintoma da Covid-19.

A partir das informações registradas, a própria ferramenta vai indicar se o paciente terá ou não que fazer o teste que detecta a doença.

“Se for o caso, a pessoa vai receber um QRCode no celular, que vai dizer qual local a pessoa tem que se dirigir para fazer o teste”, explicou Adriano da Rocha Lima, secretário da Governadoria.

Na unidade de saúde, segundo Adriano, a pessoa precisará apenas mostrar o QRCode que o exame será realizado sem a necessidade de uma nova triagem.

“Se der positivo, o cidadão irá informar o nome de algumas pessoas que normalmente têm contato no dia a dia e essas pessoas receberão uma mensagem de texto pelo celular as convidando a também fazer o teste para saber se elas se contaminaram”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade