6 formas de controlar a fome que podem te ajudar a perder peso e emagrecer
Primeiro passo é distinguir os tipos de fome e controlar o desejo por lanches repentinos
Sabemos que existem dois tipos de necessidade em deglutição: a fisiológica e a emocional. Mas como distinguir ambas e saber as formas de controlar a fome?
A fisiológica não desaparece em caso de distrações, é gradativa e só se encerra após uma caprichada refeição, resultando em um sentimento de satisfação poderoso.
Já a fome emocional pode ser resultado de uma compulsão, um desejo incessante e, mesmo após ingerir um lanchinho, não se sentirá satisfeita.
Acontece que esses lanches calóricos e repentinos colabora fortemente para o ganho de peso e devem ser evitados.
Primeiramente, existem alguns métodos para enganar esta fome, de forma saudável, e separamos uma lista de dicas para você.
6 formas de controlar a fome que podem te ajudar a perder peso e emagrecer:
1. Comece a refeição com a salada
Essa dica é fundamental, pois as folhas e verduras variadas criam um estilo de ‘forro’ no estômago, trazendo maiores sensações de saciedade.
Invista também no azeite e no limão. Esses componentes são grandes contribuintes para reduzir o apetite.
2. Mastigue bem
Mastigar bem é um excelente passo para enganar o estômago.
Isso acontece porque o cérebro consegue processar melhor as informações de que a comida está chegando no estômago, respondendo com a rápida sensação de saciedade.
Além disso, a boa mastigação auxilia em todo o processo digestivo, desenvolvendo melhor o bolo fecal.
3. Evite açúcar
Muitas das vezes, optamos por um lanche rápido ao invés de uma boa refeição, como bolachas recheadas e fast-food.
Essas escolhas podem ser bastante prejudiciais pois os açúcares serão rapidamente absorvidos e digeridos no organismo, fazendo com que a fome volte ainda mais rápido.
4. Controle as emoções
Descontar as frustrações diárias em comida é um péssimo hábito praticado por milhares de pessoas todos os dias.
O ideal é racionalizar os sentimentos e reavaliar se está sentindo mesmo fome ou apenas um desejo por algum prato específico.
Em caso de resistência e dificuldades com a compulsão, o mais viável é procurar um psicólogo ou um terapeuta especializado.
5. Saia do sedentarismo
Ocupe parte do seu dia com atividades físicas, seja uma dança, meditação, yoga ou a tradicional musculação.
Além de todos os benefícios encontrados nas práticas de exercícios e dos gastos calóricos que terá, o cérebro consegue gastar mais energias com o essencial, evitando as temidas compulsões alimentares.
6. Beba bastante água
É clichê, mas beber maiores quantidades de água, de fato, auxilia em infinitas áreas do corpo, incluindo na arte de ‘enganar a fome’.
Alguns simples copos de água podem oferecer uma sensação maior de saciedade para o estômago, portanto, não deixe de se hidratar.