Liberado pré-cadastro para benefícios do Governo Federal; veja como fazer para começar a receber
Medida deve diminuir o tempo de espera nas unidades de atendimento e facilitar atualização de dados cadastrais
Uma nova opção foi liberada para a população realizar o pré-cadastro para benefícios do Governo Federal. Isso porque o Cadastro Único ganhou uma nova ferramenta visando as famílias em situação de vulnerabilidade social.
Agora, os cidadãos vão poder fazer o serviço no aplicativo do Cadúnico. Assim, deve-se diminuir o tempo de espera nas unidades de atendimento.
Além disso, será possível a atualização de dados cadastrais através do celular. O novo aplicativo está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.
Liberado pré-cadastro para benefícios do Governo Federal; veja como fazer para começar a receber
Para poder fazer o pré-cadastro no aplicativo do Cadúnico, é preciso seguir alguns passos.
Primeiro, deve-se fazer um cadastro na plataforma Gov.br, que reúne vários serviços do governo federal.
Logo após, basta informar o CPF e preencher as informações que serão solicitadas. Feito o cadastro, já será possível acessar o aplicativo do CadÚnico e realizar o pré-cadastro.
Contudo, quem ainda não faz parte do Cadastro Único tem 120 dias para comparecer a um posto de atendimento e complementar os demais dados. Com isso, serão pedidas informações como escolaridade, trabalho e remuneração.
Além do aplicativo, o pré-cadastro e as demais funções também podem ser acessados por meio da versão web.
Por outro lado, quem já está inscrito poderá utilizar o app para atualizar o cadastro da família por meio da confirmação dos dados.
Sendo assim, o chefe de família poderá verificar os dados já cadastrados e confirmar o endereço, composição familiar e os dados dos integrantes da família.
Se nada mudou, a família pode confirmar os dados sem precisar ir até os postos de atendimento e sem custos de deslocamento.
Além disso, o CadÚnico Virtual também permite consultar dados como o Número de Identificação Social (NIS), data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral.
Também serão exibidos os dados do domicílio, família e de identificação do Responsável pela Unidade Familiar e dos demais integrantes.
Como criar uma conta Gov.br
O primeiro passo para criar uma conta é acessar o portal online do governo federal. Depois, clique em ‘Entrar’ na lateral superior direita.
Em seguida, digite o seu CPF e clique em ‘Continuar’. Na próxima tela, marque a caixa de seleção para concordar com os termos, resolva o desafio de verificação de segurança (Captcha) e clique novamente em ‘Continuar’.
Logo após, o usuário pode escolher entre duas opções: seguir com o cadastro por meio das informações de uma conta em um dos bancos listados ou ‘Tentar de outra forma’ caso prefira outro método.
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