O desafio da universalização da educação infantil no Brasil

Professor Marcos Professor Marcos -
O desafio da universalização da educação infantil no Brasil
Sala de aula em CMEI de Anápolis. (Foto: Bruno Velasco/Secom)

O Plano Nacional de Educação construído em 2014 tem como prazo de vigência até 2024 trazendo 20 metas objetivas a serem alcançadas pelos sistemas de ensino no Brasil.

Entre as metas estão a erradicação do analfabetismo e a universalização da educação infantil, tarefas que se apresentam como desafios na maioria dos municípios brasileiros.

A educação infantil, dividida em creche e pré-escola é o grande gargalo dos sistemas atualmente, impossibilitando o direito a educação preconizado na Constituição Federal.

Para avançarmos nesse campo é preciso investimento público e um grande pacto federativo onde o Governo Federal que possui mais recursos invista em prédio, custeio e profissionais da educação.

O acesso à educação infantil é um direito de crianças de zero a cinco anos de idade, preferencialmente em turno integral. É também um paradigma no cenário educacional brasileiro contemporâneo.

Marcos Carvalho é professor, psicólogo e servidor público federal. Atualmente vereador em Anápolis pelo Partido dos Trabalhadores. Escreve todas às terças-feiras. Siga-o no Instagram.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as visões do Portal 6.

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