Um pedido especial neste aniversário de Anápolis
“Parabenizo e peço como presente, a libertação da nossa Manchester goiana dessa realidade. E assim, expor novamente sua beleza”
Anápolis faz aniversário e teima em não envelhecer. Dribla datas, histórias e historiadores. Emancipada há 135 anos, comemoramos agora 115 anos. Em tempos festivos como esse, a mídia se esforça para dizer a todos nós que tudo vai bem. E o que não está, vai melhorar.
Como Anapolino, quero sempre o melhor para minha querida cidade. Como vereador, atualmente é meu dever: zelar, fiscalizar e legislar. E é nesse contexto que estou sempre vigilante e presenciando a dificuldade em áreas como a saúde e mobilidade urbana. Não está bom.
Na obra de Oscar Wilde, “O Retrato de Dorian Gray “, um belo jovem é retratado em uma pintura, que por razões que só a literatura explica, apodrece com o tempo. É o objeto pintado, e não o jovem retratado, que acaba com tempo.
Na lógica do livro, os pecados desse jovem, suas vaidades, escolhas e decisões ruins ao longo da vida, deixa o jovem livre de consequências. Tudo que ele faz, atinge na obra de arte, deixando-a mais consumida e feia. Enquanto o jovem se mantém belo e conservado.
Muitos dizem que a cidade é um retrato daqueles que vivem nela. Ouso acrescentar que a cidade reflete quem a governa. Usando o paralelo com a obra citada acima, o que líderes e políticos fazem hoje, podem envelhecer, apodrecer, endividar a nossa cidade (a obra de arte) com seus atos egoístas de projeto de poder pessoal e saírem preservados, divulgando que fizeram o melhor e são intocáveis.
Parabenizo a nossa cidade e peço como presente, a libertação da nossa Manchester goiana dessa realidade. E assim, expor novamente sua beleza.
Finalizo citando T. Florêncio: “Um dia seremos apenas um retrato na estante de alguém. Depois, nem isso”. Continuarei insistindo por onde eu andar ou escrever:
Anápolis precisa dos anapolinos.
É isso.
José Fernandes é médico (ortopedista e legista) e bacharel em direito. Atualmente vereador em Anápolis pelo MDB. Escreve todas às sextas-feiras. Siga-o no Instagram.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as visões do Portal 6.