6 riscos de usar a Airfryer que nem todo mundo sabe que está correndo

O eletrodoméstico precisa da sua atenção para não acabar causando problemas

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
6 riscos de usar a Airfryer que nem todo mundo sabe que está correndo
Seu equipamento pode ser muito veloz. (Foto: Reprodução)

A sua fritadeira elétrica pode te ajudar muito na cozinha e até quebra um baita galho quando se trata de rapidez e agilidade, mas a real é que existem alguns riscos de usar a Airfryer.

Esses riscos podem afetar desde sua saúde, até ao sistema elétrico da sua casa. Veja!

6 riscos de usar a Airfryer que nem todo mundo sabe que está correndo:

1. Tomar choque

Talvez você não saiba, mas todo equipamento com carcaça metálica, industrial ou doméstico, como a Airfryer, pode sofrer uma falha e perder o isolamento.

Neste caso, a carcaça metálica, uma vez energizada, ocasiona o choque, ou descarga elétrica, em quem toca, porque há uma diferença de potencial entre o indivíduo e o equipamento. Por isso, tome cuidado!

2. Queimaduras na pele

Por se tratar de um equipamento que aquece os alimentos, a fritadeira elétrica pode causar queimaduras em que a toca logo depois de fazer alguma preparação.

Isso porque, obviamente, as peças da máquina saem tão quente quanto os alimentos. Fique atento!

3. Queimaduras pelo vapor

O sistema de controle da sua Airfryer garante que o ar quente não saia do equipamento, principalmente depois de desligado.

Mas, o problema está nos alimentos, que acabam produzindo um vapor extremamente quente, que ao sair do pequeno espaço do eletrodoméstico pode acabar indo diretamente para você, te queimando.

4. Câncer

Segundo alguns especialistas, preparar comida na airfryer pode causar um câncer por conta de algumas substâncias que são liberadas durante esse processo.

A principal, é a acrilamida, seguida pelos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs) e aminas heterocíclicas (HCAs).

Para evitar essa produção nociva, o mais importante é que você não cozinhe, asse ou frite alimentos em temperaturas muito elevadas, principalmente os ricos em amido.

5. Curto-circuito

Como o primeiro tópico, qualquer eletrodoméstico pode causar um curto-circuito, principalmente por escape da corrente elétrica da tomada, diferenças de voltagem e assim por diante.

Basicamente, isso pode causar derretimento, superaquecimento e curto-circuito, podendo gerar desde pequenos acidentes e até incêndios.

6. Explosões

Por último, por mais eficiente que seja a Airfryer e veloz na preparação de algumas comidas, existem alguns alimentos que explodem dentro dela.

E, acredite, a bugança não é o seu único problema nesse caso. A explosão de alimentos dentro da airfryer pode danificar o seu eletrodoméstico, esse é um grande risco.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade