6 erros de português que todo mundo comete e acaba não percebendo

É preciso estar atento aos pequenos detalhes para não passar vergonha na hora de falar ou escrever

Gabriella Licia Gabriella Licia -
6 erros de português que todo mundo comete e acaba não percebendo
Juma é a personagem de Pantanal que utiliza algumas palavras completamente diferentes da linguagem tradicional brasileira. (Foto: Reprodução)

É bastante comum errarmos durante uma conversa informal, seja por costume ou até mesmo, falta de atenção. No entanto, é preciso estar atento aos pequenos detalhes para não passar vergonha com esses erros de português.

Existem algumas ‘liberdades linguísticas regionais‘ que acabam sendo aceitas nos diálogos por uma questão de tradição e respeito.

Um grande exemplo tem sido a transmissão da novela Pantanal, onde as pessoas, moradoras do interior, usam palavras erradas como ‘reiva’ – no caso, raiva – e possuem a defesa de regional.

Diante disso, trouxemos algumas frases e situações popularmente confundidas e que, agora, você aprenderá e não cometerá o mesmo erro. Confira!

6 erros de português que todo mundo comete e acaba não percebendo

A pequena Alice viralizou na internet após pronunciar palavras difícies. (Foto: Reprodução)

6 erros de português que todo mundo comete e acaba não percebendo

1. Entre eu e você

A frase está errada e o correto seria ‘entre mim e você’. A justificativa para essa situação equivocada é que deve empregar o pronome oblíquo (mim) após a preposição (entre), em vez do pronome pessoal (eu).

2. Isso foi há 10 anos atrás

Se o caso aconteceu há 10 anos, logo, foram os últimos dez anos anteriores. Ou seja, repetir a palavra ‘atrás’ acaba se tornando um pleonasmo.

O pleonasmo é uma figura de linguagem que expressa redundância de termos. O certo seria ‘isso foi há 10 anos’.

3. Fazem anos

O verbo fazer, quando exprime tempo, se torna impessoal, ou seja, não tem sujeito.

Portanto, é necessário manter a terceira pessoa do singular. Um exemplo: Faz dois anos que nos conhecemos; ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

4. Encima

A palavra “encima”, escrita de forma unida, é uma conjugação do verbo “encimar”, que significa “colocar sobre”, “colocar em cima de alguma coisa” ou “elevar”.

Para dizer que algo está em um nível elevado, é necessário escrever separado. Como por exemplo: O objeto está em cima da mesa.

5. Denada

Sabe quando você precisa retribuir um agradecimento e dá um branco sobre ser a palavra ser junto ou separada? Pois é, agora não dá mais para errar.

Para responder um obrigada, a palavra correta é ‘de nada’.

6. Mais e mas

A palavra mais, com a vogal i, é advérbio de intensidade. Além disso, é sinônimo de acrescentar, agregar.

Já a palavra ‘mas’ é uma conjução utilizada no sentido de contrariedade. É sinônimo de porém, entretanto e todavia.

Agora não existem mais motivos para você se confundir e errar as palavras, né?

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.