6 segredos da creatina que quem toma ou quer tomar precisa saber
Creatina é apenas um dos suplementos utilizados para ajudar a conquistar um melhor desempenho durante os treinos, podendo também ser encontrada naturalmente
Muitas pessoas não sabem, mas além do famoso Whey Protein, a creatina é um outro suplemento alimentar que conta com diversos benefícios para aqueles que praticam exercícios físicos.
Assim como a maioria das substâncias utilizadas por atletas, ela também é cercada por dúvidas causadas pelos diversos mitos que cercam a sua utilização constantemente.
Todavia, antes é importante entender que a creatina é apenas um dos suplementos utilizados para ajudar a conquistar um melhor desempenho durante os treinos, podendo também ser encontrada naturalmente em diversos alimentos, como nos peixes, demais frutos do mar, em ovos, no frango e nas carnes.
A partir de alguns aminoácidos, o composto é produzido no corpo pelos rins, pâncreas e fígado, sendo armazenado em grande parte pelo organismo nos tecidos musculoesqueléticos.
Normalmente, por dia o corpo produz apenas 1 grama de creatina e a dieta complementa com outro 1 grama.
Quando aliado à uma boa dieta e a práticas adequadas de exercícios físicos, o suplemento contribui para o aumento da potência, da força, assim como também da massa muscular (hipertrofia).
6 segredos da creatina que quem toma ou quer tomar precisa saber
1. Efeitos colaterais
Muita gente não sabe, mas algumas pessoas acabam sofrendo com determinados efeitos colaterais ao consumir a suplementação.
Dentre estes efeitos destacam-se o aparecimento de cãibras, dor de estômago, náuseas, ou até mesmo diarreia.
No entanto, vale ressaltar que são poucos os relatos de pessoas que possuem algum problema após consumir a creatina.
2. Momento de consumir
Um ponto bastante debatido entre os praticantes de atividades física, é se a creatina deve ser consumida antes ou após o treino para potencializar o efeito.
Porém, a verdade mostrada por pesquisas é de que o momento em que ela é ingerida não faz tanta diferença como as pessoas costumam imaginar.
Isso porque os benefícios do suplemento na verdade são obtidos devido ao aumento do nível da substância nos músculos, o que não acontece de forma imediata, mas sim quando é consumido regularmente.
3. Quantidade adequada da porção
Um outro segredo que poucos sabem, é que existe uma quantidade adequada de cada porção prevista em uma resolução da própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Portanto, o ideal é que o produto pronto para consumo contenha de 1,5 a 3 gramas de creatina em cada porção, contando com grau de pureza mínima de 99,9%.
4. Melhora a recuperação muscular
Dentre os diversos benefícios da creatina é possível destacar a melhora evidente da recuperação muscular após a pratica de atividades físicas de alta intensidade.
Mesmo após o treino, ela age alimentando o músculo e assim contribuindo para a recuperação dos músculos, reposição das reservas de creatina, assim como para o ajuste do pH do músculo.
5. Impulsiona o funcionamento do cérebro
Acredite, é isso mesmo que você está lendo, o suplemento também contribui ao impulsionar o funcionamento do cérebro de quem o consome regularmente.
Estudos demonstraram que a substância ajuda na resposta cerebral, alcançando nos testes resultados surpreendentes no quesito melhora da inteligência e da memória de trabalho, sendo até mesmo considerada promissora para a prevenção e o tratamento do Alzheimer, assim como de outras doenças inflamatórias.
6. Melhora a hidratação
Um estudo publicado no American Journal of Lifestyle Medicine demonstrou que o consumo da creatina eleva consideravelmente os níveis de hidratação.
Inclusiva, esta água extra nas células do corpo pode até mesmo fazer com que os músculos se tornem maiores, permitindo assim o efeito tão esperado pelos atletas.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!