Veja o verdadeiro significado da palavra Réveillon
O termo francês já foi usado para diversas descrições até chegar no que conhecemos hoje em dia
O final de ano chegou e com ele vem as festanças, incluindo o Natal e o esperado Réveillon, que marca a passagem para o ano novo que irá começar.
No dicionário, a palavra é de origem francesa, vindo do verbo réveiller, que significa “acordar” ou “reanimar”. Assim, o réveillon é o despertar do novo ano.
Acredite se quiser, mas a muito tempo atrás essa palavra era usada para descrever uma refeição leve que era feita a noite, antes de dormir. Mais tarde, o termo era para se referir a ceia de véspera de Natal.
Mas onde que Réveillon passou a descrever o ano novo?
Esse negócio de usar essa palavra para se referir a festa não veio de agora, não.
A realidade é que desde o século XVII a nobreza francesa designava as festas que duravam a noite toda como Réveillon.
Bom e com o passar do tempo, esse termo ganhou o gosto de outros países, chegando até os dias atuais, em que os povos ocidentais usam Réveillon para se referir a celebração da virada do dia 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro do novo ano. Legal, né?
E por falar em tradição, não é de hoje que as pessoas comemoram essa passagem não!
Acredita-se que as primeiras comemorações de ano novo que se têm registro datam de 4000 anos atrás.
Os povos da Mesopotâmia costumavam celebrar o fim do inverno e início da primavera, que aconteciam entre os dias 22 e 23 de março do nosso calendário atual.
Para as pessoas daquela época, essa festa representava uma nova safra que viria de plantação, sendo assim, era um momento de pedir uma fartura para o próximo ano.
E para por aí, para os persas, assírios, egípcios e fenícios, o novo ano era celebrado em setembro e para os gregos em dezembro.
Só em 1582 que a igreja católica estabeleceu o 1º de janeiro como a data oficial do início do ano, no entanto alguns povos e religiões ainda celebram em outra data, seguindo outros calendários.
Ano novo em outras culturas
Segundo o site Significados, para os judeus, a passagem do ano é celebrada no final de setembro e início de outubro e para os chineses, o ano novo se inicia em fevereiro.
Independente da data e costume, o que importa é que para as pessoas essa celebração é o momento perfeito para renovar os votos, objetivos, metas e gratidão.
Existem até algumas superstições para trazer sorte para o próximo ano, aqui no Brasil, por exemplo, é tradição usar roupa branca e pular sete ondas.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!