6 coisas que estão destruindo sua saúde mental sem você perceber
Em casos mais extremos, essas situações podem facilmente ocasionar um quadro de ansiedade crônica ou até mesmo depressão


Existem vários fatores que podem contribuir para prejudicar sua saúde mental e algumas delas podem ser fatais para destruir sua estabilidade emocional.
Em casos mais extremos, essas situações podem facilmente colocar a pessoa em um quadro de ansiedade crônica ou até mesmo em depressão.
E essa situação complicada é extremamente delicada e tensa. É preciso entender cada gatilho que te adoece e se livrar de todo mal, antes que o pior aconteça.
Inclusive, abrir os olhos para quem está ao seu redor e te deixa pisando em ovos ou te sufoca é o primeiro passo para se libertar e iniciar o processo de cura.
Diante disso, confira quais os possíveis fatores que tem contribuindo para desestabilizar o seu emocional. Veja!
6 coisas que estão destruindo sua saúde mental sem você perceber:
1. Reviver o passado
Ser uma pessoa apegada ao passado e acreditar que aquela pessoa de antigamente ainda existe em algum lugar é um caso sério e problemático.
Todos morremos e nascemos muitas vezes em vida. Então a pessoa que você conheceu em 2018, de fato não existe mais. Ela modificou a forma de enxergar a vida, mudou os desejos e prioridades.
Então não adianta querer reviver o passado novamente. Você só se frustrará! A grande questão é encerrar o ciclo com quem precisar ser encerrado e viver o presente com quem insistir em ficar.
2. Querer tudo ao mesmo tempo
Existe uma coisa importante que se chama “relógio individual”. Cada um tem o seu! Não há necessidade em correr atrás de todos os objetivos de sua vida de uma vez.
Afinal, se você ficar sempre correndo atrás de uma hipotética felicidade, você não viverá o processo (o caminho). Logo, não será feliz nunca e só estará correndo para a morte – a linha de chegada.
3. Pensar demais
Pensar demais, planejar durante as noites em claro e não colocar nada em prática, por conta da ansiedade, é a mais nítida e clara forma de autossabotagem.
Você precisa traçar um plano básico e correr atrás, dia após dia, dos seus sonhos. Mas tenha calma e respeite seus limites.
4. Agradar demais
Ninguém nunca agradou ninguém por completo. São pessoas, pensamentos e criações diferentes. Não existem obrigações em deixar todos contentes.
Apenas o protagonista da sua história precisa estar satisfeito. E isso não é egoísmo, é autocuidado.
5. Ambição desmedida
Ambição não é algo negativo, a não ser que essa ambição prejudique sua saúde mental.
Querer todo o sucesso do dia para a noite é impossível. Existe um processo a seguir seguido e uma longa escada para subir.
Tenha paciência e não atropele as etapas.
6. Fazer comparativos
Por fim, este tópico é completamente tóxico e adoece mesmo sua saúde mental. Ficar se comparando com outras pessoas que vivem histórias diferentes é altamente prejudicial.
Adote um exercício diário e isso poderá melhorar muito: lembrar-se a todo momento dos relógios individuais.
Aviso: Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades em tempo real!