6 palavras que muitas pessoas confundem na hora de dizer
Enganos podem ocorrer devido à semelhanças fonética ou ortográficas entre os dizeres
É comum que durante um bate-papo que ocorram confusões entre uma palavras e outra, uma vez que muitas pessoas confundem na hora de dizer.
Normalmente, essas confusões no momento da conversa podem surgir devido a semelhanças fonéticas ou ortográficas entre as palavras. É importante estar atento a essas diferenças e utilizar as palavras corretamente ao se comunicar, a fim de evitar mal-entendidos e garantir uma comunicação clara e precisa.
Portanto, para evitar esses equívocos saiba a forma certa de pronunciá-las logo abaixo.
6 palavras que muitas pessoas confundem na hora de dizer
1. Comprimento – Cumprimento
Essas palavras se assemelham na escrita, mas possuem significados distintos. “Comprimento” refere-se à medida de extensão de algo, enquanto “cumprimento” está relacionado à saudação ou ao ato de cumprir uma obrigação. Então, cuidado na hora de dizê-las.
2. Concerto – Conceito
Um equívoco comum cometido por muitos é ao pronunciar essas duas palavras. Enquanto “Concerto” refere-se a uma apresentação musical ao vivo, “conceito” significa uma ideia ou um conceito abstrato.
3. Mas – Mais
Outras palavras que muitas pessoas confundem na hora de dizer são mais e mas. “mas” é uma conjunção adversativa que indica oposição ou contraste entre duas ideias. Por outro lado, “mais” é um advérbio ou um pronome indefinido que indica quantidade ou intensidade.
4. Aferir – Auferir
Tirando a dúvida de muitos, a palavra “aferir” significa medir ou verificar. Já “auferir” significa obter ou adquirir algo, geralmente referindo-se a lucros, benefícios, etc.
Então cuidado ao pronunciar as duas.
5. Emigrar – Imigrar
Outro erro bastante comum é entre as palavras “emigrar” e “imigrar”. Lembre-se que “emigrar” refere-se a sair de um país para se estabelecer em outro, enquanto “imigrar” é o oposto, indicando entrar em um país para estabelecer residência.
6. Descriminar – Discriminar
Por fim, muitas pessoas confundem essas palavras. “Descriminar” não existe, o correto é “discriminar”, que significa tratar alguém de forma injusta ou preconceituosa com base em características como raça, gênero, etc.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!