Você vai se surpreender com quanto é gasto de energia quando o carregador é deixado sozinho na tomada

Confira se o carregador na tomada gasta energia mesmo estando sem uso e se existe algum risco para os usuários

Magno Oliver Magno Oliver -
Você vai se surpreender com quanto é gasto de energia quando o carregador é deixado sozinho na tomada
(Foto: Reprodução/Ascom/HMUE)

O celular se tornou um dos utilitários eletrônicos mais indispensáveis para a vida humana hoje em dia.

Deixar o carregador do smartphone na tomada, mesmo que o aparelho não esteja sendo carregado, virou um vício de hábito muito frequente nos lares brasileiros.

Por onde quer que você passe sempre tem alguém que deixou o carregador do notebook, celular, tablet sozinho conectado na tomada.

Esse fenômeno tem um nome e é chamado de “consumo de energia fantasma”, “stand by” ou “consumo de energia em espera”.

Quanto é gasto de energia quando o carregador é deixado sozinho na tomada?

Mesmo que não esteja conectado a algum tipo de aparelho, o carregador sempre irá consumir energia.

De acordo com o Mestre e Professor de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Alessandro de Oliveira Santos, em entrevista ao Tecnoblog, ele conta que o gasto não será muito significativo e capaz de impactar na conta de luz, mas faz um alerta.

“Na prática, é um consumo de stand by bem pequeno. Por exemplo, considerando um valor de R$ 0,74 o kWh, você gastaria R$ 0,60 por ano com o carregador ligado ali na tomada sem uso — é muito pouco”, conta o especialista.

Embora pareça um volume insignificante, estima-se que o carregador consuma aproximadamente de 0,1 a 0,5 watts de energia em modo de espera.

O especialista alerta que um carregador gera um baixo custo financeiro, mas uma casa com vários moradores e com vários destes aparelhos conectados em modo de consumo de espera podem causar um grande consumo de energia.

Logo um aumento significativo na conta de luz.

O professor reforça que é importante o uso de fontes originais certificadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ou pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Usando peças certificadas, não há nenhum tipo de risco em deixar o carregador sempre na tomada como muitos esquecem.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.