Vira-lata caramelo poderá virar manifestação cultural imaterial do Brasil
Projeto de lei aguarda análise para torná-lo integrante do conjunto cultural do país
Presente em todas as cidades brasileiras, o vira-lata caramelo se tornou um marco cultural. Agora, ele poderá ser oficializado como expressão cultural imaterial do Brasil, caso o projeto de lei seja aprovado.
De autoria do deputado Felipe Becari (União-SP), o texto aponta que os vira-latas caramelo representam mais que um tipo de cachorro, sendo “um dos mais populares e amados do Brasil”, e chega a afirmar que são símbolos de lealdade, amor e respeito aos animais.
Além disso, o deputado defende que o vira-lata mostra que a diversidade em si é uma das maiores riquezas nacionais.
“O vira-lata caramelo é um símbolo da cultura brasileira e está presente em diversos aspectos da sociedade. Desde a música até a literatura, esses cães têm um lugar especial na cultura popular do país. Além disso, os vira-latas caramelo também são presença constante em filmes, novelas e séries brasileiras”, escreveu.
Atualmente, o projeto aguarda análise pelas comissões de Cultura, de Constituição e Justiça, assim como de Cidadania.
Vale ressaltar que um patrimônio imaterial é uma prática, representação, expressão, conhecimento ou técnica que as comunidades ou até indivíduos consideram parte da cultura, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), um patrimônio.
Alguns patrimônios já aprovados são o queijo minas artesanal, roda de capoeira, Bumba Meu Boi, e diversos outros.