6 palavras japonesas que os brasileiros falam todo dia sem perceber
Essas expressões são testemunhas da rica troca cultural entre o Japão e o Brasil
O fascínio pela cultura do Japão já é realidade no Brasil, influenciando até mesmo o vocabulário cotidiano, mas muitos utilizam palavras japonesas sem sequer perceber a origem dessas expressões.
A popularização da língua reforça a presença marcante das características japonesas e coreanas em terras brasileiras, que se tornaram parte integrante do nosso dia a dia.
Essas expressões são testemunhas da rica troca cultural entre o Japão e o Brasil, Elas não apenas enriquecem nossa linguagem, mas também destacam a capacidade de abraçar diferentes estilos.
6 palavras japonesas que os brasileiros falam todo dia sem perceber
1. Mangá
Atualmente, não só no Brasil, produções coreanas e japonesas têm tomado tomado o gosto do público, principalmente dos mais jovens, elevando a cultura pop em todo o mundo.
O termo “Mangá” é utilizado para denominar os quadrinhos japoneses com ilustrações típicas do país.
2. Sushi
A culinária japonesa conquistou os paladares nacionais, e a palavra “sushi” tornou-se comum em restaurantes e conversas sobre comida.
Sushi é uma iguaria do continente asiático que denomina o preparo do arroz com vinagre, típico do Japão.
3. Sensei
Utilizado para se referir a professores ou mestres, principalmente em alguns estilos de luta, “sensei” é um termo de respeito vindo do outro lado do mundo.
No Brasil, “sensei” é uma forma respeitosa de chamar aqueles que detêm conhecimento e experiência em alguma área.
4. Karaokê
Seguindo a lista, e surpreendendo muitos, o palavra karaokê é a junção de duas palavras que significam “vazio” e “orquestra”
A paixão pela música e pela diversão levou os brasileiros a adotarem o termo japonês “karaokê” para designar as cantorias animadas entre amigos.
5. Emoji
Com a popularização da internet, os emojis se tornaram formas de demonstrar as emoções através de figuras animadas.
Enquanto o termo originalmente se refere às junções de duas palavras, sendo elas “imagem” e “personagem”, “emoji” é a palavra comum para descrever os ícones utilizados em mensagens digitais.
6. Tsunami
Por fim, o termo é utilizado para denominar uma catástrofe natural, e tem origem nas palavras “porto” e “onda” em japonês.
A palavra tsunami apareceu pela primeira vez após uma onda gigante atingir a principal ilha do Japão, há quase um século atrás.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das novidades em tempo real!