Esses são os remédios que quem pegou dengue não pode tomar
Medicamentos podem agravar sintomas e, de quebra, desenvolver sérias complicações


Você sabia que quem pegou dengue deve evitar ingerir uma série de medicamentos após contrair a doença? Pois é.
Isso porque ao tomar um desses remédios você poderá agravar ainda mais alguns sintomas provenientes da doença e até mesmo desenvolver sérias complicações.
Saiba mais sobre o assunto lendo a matéria até o final.
Esses são os remédios que quem pegou dengue não pode tomar
Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença viral endêmica em muitas regiões tropicais e subtropicais do mundo, como partes da África, Ásia, América Central e do Sul, bem como o Caribe e o Pacífico.
Os sintomas da doença podem variar de leve a grave e incluem febre alta, dores de cabeça, dor muscular e nas articulações, fadiga, dor atrás dos olhos, erupção cutânea e, em casos mais graves, sangramento devido à diminuição do número de plaquetas no sangue. A dengue grave, conhecida como dengue hemorrágica, pode levar a complicações potencialmente fatais.
Mas para quem pegou dengue os cuidados devem ser redobrados, especialmente quando se trata dos medicamentos ingeridos pós contaminação da doença.
A razão é que alguns remédios podem potencializar os sintomas da dengue e, por vezes, até mesmo agravar e levar a sérias complicações. Entre eles, estão os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e medicamentos que contêm ácido acetilsalicílico (aspirina).
Os AINEs são bastante utilizados para aliviar dores e febres e incluem itens como ibuprofeno e naproxeno. Mas, para aqueles que contraíram a doença, a substância pode aumentar o risco de hemorragia e o potencial de danos no estômago, úlceras e gastrite.
Outro tipo de remédio que deve ser evitado é a aspirina. Conhecida pelas propriedades anti-inflamatórias e anticoagulantes, ela pode aumentar o sangramento, uma vez que interfere nas funções plaquetárias. Portanto, cuidado.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidade!