Bloco Vanguarda é esvaziado com cassação de mandato de vereadores
Com a abertura dos trabalhos legislativos da Câmara na última semana, um dos questionamentos que surgiram foi como será a atuação do grupo em 2024

Criado como bloco de oposição à gestão de Rogério Cruz (Republicanos) na Câmara de Goiânia, o Vanguarda recentemente perdeu a força que tinha anteriormente.
O motivo desse enfraquecimento foram decisões judiciais recentes que resultaram na saída de vereadores pertencentes ao grupo.
A última delas foi a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o mandato da vereadora Gabriela Rodart (PRD), por infidelidade partidária.
Além de Rodart, outra baixa nos últimos meses foi a saída de Markim Goyá (PRD) da Câmara. Suplente, ele havia assumido o mandato de Paulo Henrique da Farmácia (Agir), mas perdeu o cargo após a Justiça determinar o retorno do titular.
O Vanguarda também já havia perdido Willian Veloso (PL) que, por vontade própria optou por deixar o grupo, visando ter maior “independência” na Casa.
Com as as recentes decisões, o bloco chega a 2024 com quatro integrantes: Igor Franco (SD), Lucas Kitão (PSD), Welton Lemos (Podemos) e Paulo Magalhães (UB).
Com a abertura dos trabalhos legislativos da Câmara na última semana, um dos questionamentos que surgiram foi como será a atuação do Vanguarda em 2024 e se ele chegará ao final do ano ainda como um grupo coeso e com força política para fazer oposição a Rogério Cruz.
Para o MPGO, Roberto tem direito de colocar comissionados para panfletar
O Ministério Público de Goiás (MPGO) arquivou a denúncia feita no órgão contra o prefeito Roberto Naves (Republicanos) de que servidores comissionados do município estariam sendo obrigados a panfletar nas ruas contra a dengue, sob risco de exoneração.
Segundo o MPGO, Roberto possui a prerrogativa de solicitar aos servidores que façam o serviço de panfletagem.
Semana começa com expectativa de definição no MDB em Anápolis
Após o Carnaval, o MDB deve anunciar quem será o pré-candidato a prefeito pelo partido nas eleições deste ano.
Márcio Corrêa e Amilton Filho são os postulantes à vaga, e a tendência é que o suplente de deputado federal seja escolhido, por apresentar melhores resultados nas pesquisas eleitorais.
Decisão de Caiado é aguardada em Goiânia
Em Goiânia, a expectativa fica por conta do anúncio da escolha do pré-candidato que será apoiado por Ronaldo Caiado (UB).
Apesar da operação da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap) contra Jânio Darrot (MDB) na última quinta-feira (08), que investiga a suspeita de fraude na contratação para aluguel de máquinas na gestão do ex-prefeito de Trindade, em 2013, ele segue sendo o favorito.
Leia também
- Anápolis dá exemplo ao Brasil: gestão Márcio Corrêa celebra o Dia do Ortopedista iniciando o mutirão de cirurgias eletivas ortopédicas.
- Nota Zero para os deputados e deputadas federais por Goiás que votaram a favor da PEC da Blindagem
- Nota 10 Para a Emisa Incorporadora, pelo prêmio no Pop List
- INMCEB de Anápolis inaugura enfermaria dedicada a crianças e adolescentes
No entanto, aliados ainda não descartaram totalmente Bruno Peixoto (UB), que nos últimos dias vem se reunindo com lideranças comunitárias da capital.
Denúncia de Elias Vaz vira investigação no Ministério Público Militar
O Ministério Público Militar solicitou a abertura de inquérito policial militar para investigar indícios de irregularidades de dois pregões realizados na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para compra de filé mignon às Forças Armadas.
A denúncia foi feita pelo então deputado federal Elias Vaz (PSB), em abril de 2022. Atualmente ele é chefe da Secretaria Nacional de Assuntos Legislativos, ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Lula em breve deve desembarcar em Goiás
Após um ano de mandato, Lula (PT) deve desembarcar em Goiás ainda no primeiro semestre deste ano.
A informação foi confirmada por petistas ouvidos pela Rápidas. A previsão é de que seja ainda em março, mas aliados preferiram não estipular prazos.
A presença do presidente também é aguardada no segundo semestre, durante o período eleitoral, para impulsionar a candidatura de Adriana Accorsi (PT).
Nota 10
Para a curadoria da mostra “O Amor, a Morte e as Paixões”, que está chegando na reta final e durante os dias em que foi realizada, trouxe diversos artistas de renome à Goiânia.
Alguns dos que marcaram presença na capital foram Selton Mello, Thiago Lacerda, Paulo Miklos e Lucélia Santos.
Nota Zero
Para Prefeitura de Goiânia, que não realiza benfeitorias na região que divide a capital de Aparecida de Goiânia.
Relatos feitos por moradores da região à Rápidas mostram que a Administração Municipal não realiza intervenções nesta parte da cidade.
“As únicas obras realizadas foram o recapeamento de parte da Avenida Rio Verde e a promessa da revitalização do canteiro central que divide os dois municípios, mas este último nunca saiu do papel”, disse um à coluna.