6 carnes que não são tão boas para bife e muitos açougues vendem

Alguns consumidores acabam caindo nessa arapuca sem perceber, comprometendo a qualidade das refeições

Magno Oliver Magno Oliver -
6 carnes que não são tão boas para bife e muitos açougues vendem
(Foto: Reprodução/YouTube)

Nos açougues, é comum alguns vendedores empurrarem para os fregueses carnes de qualidade inferior para serem usadas em bifes. Assim, eles fazem essa estratégia maldosa para se livrar de cortes que estão próximos do fim da validade ou que não foram bem armazenados.

Alguns consumidores acabam caindo nessa armadilha sem perceber, comprometendo a qualidade das refeições.

Por isso, é importante ter atenção em relação à aparência e ao cheiro da carne na hora da compra, além de buscar estabelecimentos de confiança.

Escolher carnes frescas e de boa procedência é essencial para garantir pratos saborosos e seguros para o consumo. Vale destacar que a grande maioria dos açougues não usam esse artifício, preservando a satisfação dos clientes. No entanto, a atitude negativa pode acontecer.

6 carnes que não tão são boas para bife e muitos açougues vendem

1. Carne de frango

A carne de frango não é nada indicada para uso em bife devido à sua textura delicada e muito magra e muitos insistem em indicar. Cortes de frango tendem a ser mais secos e menos suculentos quando grelhados como bifes, em comparação com outras carnes como a bovina ou a suína.

2. Carne de peixe

Leve, poucas calorias, saudável, mas não indicada para bife. E isso principalmente por conta da sua textura delicada e à falta de gordura intramuscular. Ao grelhar, a carne de peixe tem uma maior probabilidade de se desfazer e secar, resultando em uma experiência gastronômica bem menos satisfatória, em comparação com carnes mais robustas, como a carne bovina, por exemplo.

3. Carne de peru

A carne de peru é menos adequada ainda para bifes devido à sua tendência a ficar seca e menos suculenta, principalmente quando grelhada. Comparada com outras carnes, como carne bovina, o peru tem menos gordura intramuscular, o que contribui para uma textura mais rígida. Sem contar que a fibra da carne pode ficar borrachenta e dura.

4. Músculo bovino

Devido à alta quantidade de tecido conjuntivo e colágeno, a carne de músculo tem uma maior indicação para cozimento lento, como ensopados ou assados, para amaciar e torná-la mais mastigável. Muitos açougues tentam empurrar o corte para bifes.

5. Carne de acém bovino

Comumente usada em ensopados e guisados devido à sua textura fibrosa e menos macia. Grelhá-la como bife pode resultar em uma textura dura, com aspecto borrachosa e menos suculenta que costuma ser.

6. Carne de lagarto bovino

Por fim, apesar de ser uma carne bovina, o lagarto é uma peça magra e com fibras longas, tornando-a mais adequada para marinadas e cozimento lento, como assados ou ensopados, para amaciar e realçar seu sabor. Se caso o açougue citar esse corte, melhor não levar para casa.

E aí, você curtiu esse conteúdo? O que achou da matéria que apresentamos para você? Então, leia essas outras aqui que estão disponíveis logo abaixo também e surpreenda-se: 

Novo truque da máquina de lavar chama atenção das donas de casa

6 utilidades do sabão em pó que as donas de casa espertas precisam saber

⁠Entenda por que têm donas de casa colocando banana no forno

Donas de casa encontraram nova forma de limpar o banheiro; método é diferente

Portanto, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo online e em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.