6 cidades que possuem nomes engraçados e que só existem no Brasil
As origens e explicações para a criação de cada uma delas são diversas e os motivos são dos mais simples aos mais bizarros possíveis
Você conhece bem a história e cada canto da sua cidade? Sabe qual o verdadeiro motivo que deu o nome à sua região de moradia?
Entre seriedade e humor, muitas cidades tiveram seus nomes cunhados em registro histórico por conta de vários fatores e situações.
Assim, alguns nomes engraçados dados às cidades brasileiras impressionaram a internet. Separamos para você alguns deles que viralizaram nas redes sociais e os seguidores riram bastante.
6 cidades que têm nomes engraçados e que só existem no Brasil
1. Anta Gorda – Rio Grande do Sul
De acordo com o portal da Prefeitura de Rio Grande do Sul, essa região recebeu esse nome devido a uma história bem curiosa.
“Conta-se que, certa vez, foi abatida nas cercanias, uma anta de grandes proporções. Admirados com o tamanho do animal, os desbravadores logo passaram a utilizar o fato como referência sempre que se mencionava o local. Diziam: “Lá onde mataram a anta gorda…”., diz o site.
2. Passa e Fica – Rio Grande do Norte
De acordo com a Prefeitura da cidade, o nome se deu por conta de um morador chamado Daniel Laureano de Souza que montou uma pequena bodega em sua casa que as pessoas gostavam de passar e ficar lá por um tempo.
“Na tentativa de explicar o sucesso que a bodega estava fazendo, Antônio Luiz de Oliveira, morador da área conhecido popularmente como Antônio Lulu, sempre brincalhão, dizia à sua maneira que aquele lugar era o “passa e fica”. Foi assim que surgiu o nome Passa e Fica.”, diz a publicação
3. Solidão – Pernambuco
A história do vilarejo começa em 1910, quando um homem chamou um padre para celebrar uma missa em sua casa.
Quando o missionário chegou ao local, ele disse: Que solidão! “– Jesuíno não sabia o que significava aquela palavra e perguntou ao padre o seu significado. O padre lhe respondeu que solidão é um lugar deserto, isolado. Desde então o local ficou sendo chamado de Solidão.”, diz a Prefeitura da cidade.
4. Arroio dos Ratos – Rio Grande do Sul
De acordo com dados do IBGE, “A história de Arroio dos Ratos está ligada à exploração do carvão. Com a descoberta do mineral, em 1853, a cidade iniciou um importante ciclo econômico, permanecendo durante décadas como o principal polo da indústria carbonífera brasileira. O nome curioso do município remete à grande quantidade de uma espécie de roedores que havia no arroio que banha a cidade de um extremo a outro.”
5. Jardim de Piranhas – Rio Grande do Norte
De acordo com publicação da prefeitura, “originou-se o nome de Jardim de Piranhas pelo simples fato da existência da antiga Fazenda Jardim, situada à margem do renomado Rio Piranhas. Informações colhida entre os habitantes mais idosos do município.”
6. Venha Ver – Rio Grande do Norte
Por fim, o registro histórico da cidade aponta que a origem mais popular contada na comunidade é a história do namoro entre uma filha de um fazendeiro e um de seus escravos.”O fazendeiro não acreditou na conversa, por isso, a escrava que havia contado essa história chamou a filha do fazendeiro para comprovar que a informação era verdadeira. A escrava, enfrentando o patrão revoltado, disse Venha ver. Algum tempo depois, esse povoado passaria a se chamar de “Venha-Ver”.”, de acordo com publicação portal oficial.
E aí, você curtiu esse conteúdo? O que achou da matéria que exibimos agora? Então, leia essas outras matérias aqui disponíveis logo abaixo também e surpreenda-se:
6 datas que vão dar sorte para quem faz aniversário em abril
Os signos que estão com sorte e vão atrair dinheiro e felicidade no campo amoroso
Numerologia: descubra seu número da sorte e o lado negativo dele
Siga o Portal 6 no Instagram: No @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo digital e em tempo real para você!