Especialista explica como comer chocolate de forma saudável durante a Páscoa
Nutricionista deu dicas sobre como identificar os ovos de páscoa ideais para aproveitar o feriado
Com a Páscoa chegando, a tradição de comer chocolates chega com tudo. São ovos, barras, bombons, com diversas opções: chocolate amargo, ao leite, branco, ou com castanhas, uma infinidade de cores e sabores.
Mas junto a esse costume, é muito natural que depois venha uma sensação de culpa, onde a pessoa pode até se questionar se não teria comido o doce em excesso.
Pensando nisso, o Portal 6 conversou com a nutricionista e professora da faculdade Estácio em Goiânia, Arissa Felipe Borges, que deu dicas de como aproveitar o feriado sem bater aquele arrependimento depois.
Segundo ela, é preciso estar atento nas opções que possuem maior teor de cacau na composição.
“O mais procurado, é o chocolate ao leite, que muitas vezes só tem 25% de cacau, ou seja, o cacau, que seria o principal ingrediente na produção do chocolate, é um dos itens que estaria ali em menor quantidade. Por outro lado, é adicionada uma grande quantidade de açúcar e gordura saturada, que são ingredientes que nós devemos consumir com moderação no nosso dia a dia”, detalhou.
Ela explicou que, para comer sem medo, é ideal procurar produtos com pelo menos 70% de cacau, que significa que o teor dos outros componentes é menor.
“Hoje, com a nova rotulagem, fica fácil identificar isso, porque basta olhar no rótulo do ovo de páscoa, até mesmo nas opções de barras e caixas de chocolate, que a gente consegue identificar a informação de que é um alimento com alto teor de gordura e açúcar”, afirmou.
Ainda segundo a professora, o cacau pode colaborar na proteção contra doenças cardiovasculares e neurodegenerativas. Além disso, o fruto possui substâncias que podem auxiliar pessoas com problemas de obesidade e diabetes.