6 indícios de que seu ficante é tóxico com você (todo mundo já percebeu)
Identificar esses gestos é crucial para cultivar boas relações, além de preservar a saúde mental
Quando estamos envolvidos emocionalmente com alguém, é difícil perceber os comportamentos prejudiciais que podem dizer que o seu ficante é tóxico.
No entanto, identificar esses gestos é crucial para proteger a própria saúde mental e emocional, além de construir relações mais saudáveis.
Lembre-se de que você merece ser tratado com respeito, amor e gentileza, e não há nada de errado em buscar ajuda e apoio se estiver em uma situação difícil.
6 indícios de que seu ficante é tóxico com você
1. Ciúme excessivo
Um pouco ciúmes é normal em um relacionamento, mas o excesso pode ser extremamente prejudicial, levando a atitudes totalmente destrutivas.
Se ele desconfia de você constantemente, briga sem motivos ou até mesmo segue seus passos, é melhor ter cuidado, esse é apenas o começo da toxicidade.
2. Controle sobre você
Esse é um dos primeiros sinais de que seu ficante é tóxico, se ele está constantemente tentando controlar suas ações, amizades, ou até mesmo o jeito de se vestir, isso pode indicar um problema sério.
Relacionamentos saudáveis são construídos com base na confiança e no respeito, e não na tentativa de exercer poder e controle sobre o outro.
3. Manipulação
A manipulação é outra característica comum dos relacionamentos tóxicos, se ele usa suas emoções para conseguir o que quer e faz você se sentir culpado, isso é um sinal de alerta.
O ato de manipular pode se manifestar de várias formas, como chantagem emocional, joguinhos de interesse e em casos mais extremos chega a ameaças.
4. Críticas constantes
Se o ficante está sempre te criticando, seja sua aparência, habilidades ou até mesmo escolhas, e esquece de enaltecer as qualidades, essa é uma atitude clara de alguém tóxico.
Muitas vezes, essas críticas são mascaradas por conselhos e acabam destruindo a autoestima e a confiança, fique de olhos bem abertos.
5. Agressões verbais
Embora muitos liguem relações tóxicas apenas a violência física, a toxicidade começa nas palavras, até mesmo em frases comuns, como: “você só pode estar louca”.
Mesmo que sejam em tom de brincadeira, qualquer forma de desrespeito é um sinal de alerta, não aceite e tolere agressões verbais.
6. Falta de apoio
Por fim, qualquer relacionamento saudável precisa de companheirismo para dar certo, já nas relações ruins a pessoa tende a diminuir a outra.
Quando o parceiro é negativo e não te estimula a correr atrás dos sonhos é hora de acabar com tudo, afinal, se ele não te dá apoio, porque continuar tentando?
Aviso: Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!