6 hábitos que uma pessoa que finge ser feliz, mas não é, costuma ter

Existem comportamentos que, quando observados com atenção, mostram a condição emocional de alguém

Ruan Monyel Ruan Monyel -
Apelar para o uso de substâncias nocivas é um hábito e quem finge ser feliz
(Foto: Ilustração/Pexels/ MART PRODUCTION)

Uma das maiores jornadas existenciais é a busca pela felicidade, mas é comum encontrar uma pessoa que habilmente finge ser feliz para ocultar seus verdadeiros sentimentos.

Porém, por mais complexo que possa parecer, existem certos hábitos e comportamentos que denunciam a verdadeira condição emocional de alguém.

Eles podem ser frequentemente observados em pessoas que estão aparentemente alegres, mas estão escondendo o que realmente sentem.

6 hábitos que uma pessoa que finge ser feliz, mas não é costuma ter:

1. Evitar conversas mais profundas

Uma pessoa que não está feliz de verdade muitas vezes tende a evitar conversas profundas que envolvam questões emocionais, com o intuito de não ser descoberta.

Elas podem se esquivar desses momentos mais profundos, apenas ouvindo ou optando por manter a conversa em um nível mais superficial.

2. Excesso de exposição nas redes sociais

Outro hábito comum de quem finge ser feliz é o excesso de exposição nas redes sociais para tentar manter uma fachada, mas na realidade, essas pessoas enfrentam muitas questões emocionais.

Ao compartilharem imagens e atualizações que retratam uma vida aparentemente perfeita, esses indivíduos buscam validação externa e tentam esconder suas verdadeiras inseguranças.

3. Busca excessiva por validação

Além da vida virtual, essas pessoas, embora se mostrem felizes, procuram a aprovação dos outros como uma forma de compensar a falta de autoconfiança.

A busca por validação é um comportamento característico de indivíduos que, apesar de se mostrarem bem, sofrem com a insegurança e a baixa autoestima.

4. Viver se isolando

Embora seja comum e saudável passar um tempo sozinho, essas pessoas, em vez de buscarem apoio emocional em momentos difíceis, acabam optando pelo isolamento.

Elas inventam desculpas envolvendo o trabalho ou outros compromissos, simplesmente para que os demais não percebam a tristeza.

5. Mudanças repentinas no comportamento

Mudanças repentinas no comportamento são frequentemente observadas em uma pessoa que finge estar feliz; afinal, essa “desordem comportamental” reflete diretamente a bagunça sentimental.

Essas variações podem acontecer devido aos esforços para manter a fachada de felicidade enquanto lidam com pressões internas e externas, resultando em comportamentos inconsistentes.

6. Desenvolvem algum tipo de compulsão

Por fim, para essas pessoas, desenvolver atividades compulsivas serve como “válvula de escape”, proporcionando uma distração temporária das dificuldades emocionais que estão enfrentando.

Essas compulsões podem se manifestar de diversas formas, como na alimentação, compras, abuso de substâncias ou comportamentos obsessivos na vida profissional e pessoal.

Aviso: Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos. Em caso de dúvida, consulte imediatamente um especialista.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.