Alerta para quem estuda em colégio ou faculdade particular no Brasil
Fique atento aos seus direitos como estudante

Com a instabilidade econômica e o alto índice de desempregos que existe no Brasil, realizar o pagamento em dia de colégio ou faculdade particular pode ficar apertado para o bolso.
Caso a situação fique drástica, é comum que haja inadimplência nas instituições de ensino. Pois bem, mas você sabe quais são os seus direitos em relação a isso?
Colégios e Universidades devem cumprir regras relacionadas ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e algumas atitudes podem ser tratadas como abusivas. Fique atento!
Alerta para quem estuda em colégio ou faculdade particular no Brasil
De acordo com a Lei Federal 9.870/99, é proibido que as instituições de ensino, seja ela escola ou faculdade particular, penalizem os alunos.
Isto é, os estudantes podem continuar indo as aulas, realizar provas e não podem sofrer aplicação de outras penalidades pedagógicas por inadimplência.
Leia também
- Os signos que estão perto de ter um sonho antigo se realizando depois de muito esperar
- Confira o resultado da Quina 6818 desta quinta-feira (04); prêmio é de R$ 1,4 milhão
- Conheça a síndrome das Pernas Inquietas e por que ela causa tanto desconforto
- Estudo aponta as raças de cachorro mais carinhosas do mundo (a número 5 surpreende)
Além disso, estabelecimento de ensino só pode desligar o aluno no final do período letivo e sem nenhum tipo de constrangimento. Ademais, o nome do aluno inadimplente não pode ser divulgado.
Outro fator que poucos sabem é que a instituição também não pode reter documentos como o histórico escolar do estudante caso seja requerido. Seus documentos de transferência devem ser emitidos normalmente.
Da mesma maneira, a escola ou faculdade particular não pode exigir o pagamento antecipado de mensalidades referentes a um semestre inteiro do curso. Isso caracterizaria prática abusiva, e já foi decidido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Por outro lado, a lei não prevê o direito de renovação da matrícula quando o aluno não está em dia com o pagamento das mensalidades. Além do mais, só pode realizar o desligamento ao final do ano letivo ou, no ensino superior, ao final do semestre letivo.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!