6 alimentos proibidos que quem é ansioso deve evitar ao máximo
Doença atinge grande parte da população brasileira e é bom evitar esses itens para cuidar melhor da saúde
Conforme o último grande mapeamento global de transtornos mentais, realizado pela OMS, o Brasil possui a população com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo.
Identificar os gatilhos que fazem uma pessoa ansiosa sofrer é difícil. No entanto, na área da alimentação, existem alguns alimentos que podem afetar drasticamente a nossa saúde mental.
Pensando nisso, separamos indicações de especialistas em Nutrição para te ajudar a evitar comidas que despertem gatilhos e pioram o quadro mental e físico de quem tem ansiedade.
6 alimentos proibidos que quem é ansioso deve evitar ao máximo
1. Açúcares
O primeiro vilão da nossa lista é o açúcar. Se você sofre com ansiedade, fique bem longe dele. O consumo excessivo, principalmente de açúcares refinados, pode levar a flutuações rápidas nos níveis de glicose no sangue. Assim, isso vai causar irritabilidade, nervosismo e crise de ansiedade.
2. Cafeína
Outro item prejudicial para ansiosos. O excesso no organismo pode causar efeitos colaterais como nervosismo, tremores, dores de cabeça, insônia, agitação mental, taquicardia, angústia forte e suor frio. É preciso ter muita atenção às doses consumidas.
3. Gorduras saturadas
O consumo de gorduras saturadas acarretam inflamações crônicas que afetam o equilíbrio químico no cérebro. A saúde mental se enfraquece e podem ocorrer transtorno de humor deprimido, crise de ansiedade e até depressão.
4. Álcool
Quando o assunto é saúde mental, álcool e ansiedade não combinam. Ele atua como uma espécie de depressor. Isso significa que ele vai suprimir o sistema nervoso central e interferir na forma como você vai processar suas emoções. Assim, tristeza e ansiedade serão potencializadas.
5. Alimentos processados
Além de pobres em nutrientes e altos em sódio e outros componentes, os processados aumentam a inflamação crônica de baixo grau. Esses alimentos são ricos em aditivos, açúcares, sal e calorias em excesso. Dessa forma, o consumo deles pode levar a alterações de apetite, fadiga, distúrbios do sono e até comprometimento cognitivo.
6. Evitar embutidos – salame e linguiça
Por fim, os especialistas alertam que os embutidos são um perigo grande para pessoas com ansiedade. Isso acontece porque itens como o salame e a linguiça aumentam os processos inflamatórios do organismo e transformam a microbiota intestinal. Assim, podem causar crises fortes de ansiedade e piorar sua saúde mental.
Aviso: Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!