Goiânia abriga “dobradinha” que mistura clássico e moderno no coração da capital
Edificações se encontram no mesmo quarteirão e atraem diversos tipos de visitantes
No Centro de Goiânia, encontram-se dois pontos clássicos que destacam-se por serem uma “dobradinha”, que mistura o clássico e o moderno quando se fala em cultura acessível e para todos os gostos.
Trata-se do Teatro Goiânia e da Vila Cultural Cora Coralina, localizados no mesmo quarteirão. Apesar da proximidade entre ambas, as duas estruturas possuem grandes diferenças.
Em primeiro lugar, a casa de espetáculos que se ergue no encontro da Avenida Tocantins com a Avenida Anhanguera foi inaugurada nos primórdios da capital, ainda em 1942.
Fazendo parte do conjunto de Art Déco de Goiânia, a estrutura chama atenção pela arquitetura peculiar do estilo, se destacando no horizonte de prédios do Setor Central.
Assim, a edificação já recebeu inúmeras atrações nacionais e internacionais ao longo de mais de oito décadas de existência. Atualmente, o Teatro Goiânia recebe espetáculos de terça a domingo, conforme agendamento.
Já a Vila Cultural Cora Coralina abriu as portas apenas em 2013, fazendo aniversário de 11 anos no dia 31 de outubro.
Além disso, o centro cultural não se ergue no horizonte, tal qual a casa de espetáculos. Muito pelo contrário, ele é escavado e abriga galerias para receber os visitantes abaixo do nível da Avenida Tocantins e das Ruas 3 e 23, que cercam o local.
Na unidade, encontram-se quatro salas de exposições, hall, varanda e a Praça Belkiss Spenciére. Dessa forma, o espaço pode receber diversos eventos, como exposições de artes, lançamentos de livros, feiras e mostras de filmes.
A Vila Cultural Cora Coralina fica aberta para visitações todos os dias, das 09h às 17h.