Cresce 70% o número de pessoas que mudaram de gênero nos cartórios de Goiás em 2024

53 pessoas alteraram o registro de masculino para feminino, e 27 foram do feminino para o masculino

Davi Galvão Davi Galvão -
Cresce 70% o número de pessoas que mudaram de gênero nos cartórios de Goiás em 2024
Bandeira transexuais. (Foto: Reprodução)

Em 2024, cresceu em 70% o número de pessoas que alteraram o sexo diretamente em Cartórios de Registro Civil em Goiás, , segundo dados do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

No ano passado, foram realizadas 80 mudanças de gênero nos cartórios goianos, contra 47 em 2023. Desde que a medida foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2018, o aumento chega a 196%, quando 27 registros desse tipo foram contabilizados.

A decisão do STF, regulamentada pelo Provimento nº 73 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), permite que pessoas trans alterem nome e gênero diretamente nos cartórios, sem necessidade de autorização judicial, laudos médicos ou cirurgias. A medida visa garantir maior acessibilidade e dignidade à população trans, tornando o processo mais ágil e menos burocrático.

“A possibilidade de alteração de gênero diretamente no Cartório de Registro Civil representa um grande avanço na garantia de direitos e na dignidade da pessoa humana. Esse crescimento reflete a importância da desburocratização desse procedimento, tornando-o mais acessível e célere para aqueles que buscam essa mudança”, afirmou Evelyn Valente, presidente da Arpen/GO.

Os dados apontam que, em 2024, 53 pessoas alteraram o registro de masculino para feminino, um aumento de 178% em relação ao ano anterior. Já as mudanças de feminino para masculino somaram 27 registros, um crescimento de 8%.

A ampliação do acesso à retificação de nome e gênero tem sido celebrada pela comunidade trans, que comemorou no último dia 29 de janeiro o Dia Nacional da Visibilidade Trans.

Quer ficar por dentro de tudo o que está rolando na Grande Goiânia? Clique aqui e leia as últimas notícias de hoje!

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade
+ Notícias