Morador de Goiás pede anulação do casamento após ‘descobrir’ que mulher tinha problemas psiquiátricos

Esposo sustentou que companheira passou a apresentar "disforia, irritabilidade, agressividade, conflitos interpessoais, gastos irresponsáveis e delírios"

Davi Galvão Davi Galvão -
Morador de Goiás pede anulação do casamento após ‘descobrir’ que mulher tinha problemas psiquiátricos
Pedido de anulação foi negado pela Justiça. (Foto: Ilustração)

Um homem, que se casou em meados de 2024, pediu na Justiça a dissolução do matrimônio, após alegar ter se casado sem saber que a esposa tinha problemas psiquiátricos.

Recentemente, a juíza Isabella Luiza Alonso Bittencourt, titular da 1ª Vara Judicial de Cidade Ocidental, negou o pedido de dissolução e decretou o divórcio de casal.

Na Ação de Anulação de Casamento, o requerente relatou ter se sentido enganado, uma vez que, até o momento da cerimônia, a companheira se mostrava lúcida e sem nenhum comportamento peculiar.

Porém, após oficializarem a união, ele relatou que a vida de casal tornou-se insuportável, com a esposa apresentando “distúrbios mentais com episódios maníacos, agitação psicomotora, disforia, irritabilidade, agressividade, conflitos interpessoais, gastos irresponsáveis e delírios”.

Ele contou que, durante um dos momentos de crise, a mulher chegou a agredir uma vizinha e, em outra ocasião, jogado no lixo todos os itens vermelhos da casa, afirmando que ouviu vozes que a proibiram de ter coisas daquela cor.

No pedido judicial, ele sustentou que houve um “erro essencial”, uma das condições em que o Código Civil (CC) autoriza a anulação do matrimônio.

Porém, durante o julgamento, a juíza ponderou que nos autos e em diversos depoimentos, inclusive do próprio marido, ficou claro que a relação de ambas as famílias era antiga e que o esposo já tinha ciência de que ela utilizava medicamentos, ainda que não soubesse a finalidade deles.

Assim, a magistrada considerou que o companheiro possuia ciência de que a companheira fazia tratamento médico periódico, inviabilizando o pedido de anulação.

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade