6 monumentos históricos com histórias curiosas por trás
Famosos, bastante frequentados por turistas e com bastidores que muita gente não chegou a conhecer a fundo
Os monumentos históricos são mais do que belas pontos turísticos espalhados pelo mundo. Eles trazem histórias fascinantes, guardam segredos e revelam curiosidades sobre diferentes épocas e civilizações.
6 monumentos históricos com histórias curiosas por trás
1. Torre de Pisa – Itália
É um dos monumentos mais famosos da Itália devido à sua inclinação lateral.
O que poucos sabem é que a famosa “deitadinha” da estrutura aconteceu por conta de um erro na fundação. Mesmo com a falha, engenheiros reforçaram sua base para impedir que a torre desmoronasse com o tempo.
2. Stonehenge – Inglaterra
É o maior enigma arqueológico do mundo, pois seus imensos blocos de pedra foram erguidos há milhares de anos, mas sua função exata ainda é um mistério.
Algumas teorias sugerem que servia como observatório astronômico como evidência de rituais solsticiais. Foi construído na planície de Salisbury, Inglaterra, há quase 4600 anos.
3. Cristo Redentor – Brasil
O Cristo Redentor é uma figura milenar conhecida no mundo todo. O que muita gente não sabe é que raios já atingiram o Cristo diversas vezes. Mesmo assim, a estrutura continua intacta, pois projetaram-na para resistir a ventos de até 250 km/h.
4. Machu Picchu – Peru
Famosa, turística e muito frequentada por turistas, Machu Picchu é uma cidadela inca que fica no alto da Cordilheira dos Andes no Peru, acima do vale do rio Urubamba.
Ela passou por abandono e teve seu redescobrimento séculos depois. Alguns pesquisadores acreditam que ela servia como um refúgio sagrado para a elite inca.
5. Taj Mahal – Índia
Conhecido até por canções em homenagem, Taj Mahal, na Índia, é um palácio construído pelo imperador Shah Jahan em homenagem à sua esposa chamada Aryumand Banu Begam. Sua construção durou cerca de 20 anos e empregou por volta de 20 mil operários.
6. Muralha da China – China
Por fim, apesar de sua fama como fortaleza, a muralha nem sempre foi tão eficaz assim contra invasões como muita gente pensa.
Começaram a construir a muralha em 220 a.C, a partir das ordens de Qin Shihuang, imperador chinês daquela época. Eles só finalizaram a construção no século XVI.
Porém, ela não era tão eficaz assim, já que em alguns trechos, soldados inimigos subornavam os guardas para atravessá-la.
Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades em tempo real para você!