Como deixar o box do banheiro brilhando sem muito esforço
Químico revelou que a resposta está em produtos que, muito provavelmente, você já tem em casa


Manter o box do banheiro limpo pode parecer uma missão impossível, mas a boa notícia é que não é preciso gastar horas esfregando ou investir em produtos caros para ter um vidro brilhante.
O portal Metrópoles conversou com o químico Ramon Andrade, que revelou alguns truques simples e eficientes para acabar com manchas de água, resíduos de sabão e até ferrugem.
A resposta está em produtos que, muito provavelmente, você já tem em casa. Vinagre, bicarbonato de sódio e detergente neutro são os grandes aliados dessa tarefa – mas é preciso usá-los da forma correta.
Como deixar o box do banheiro brilhando sem muito esforço
1. Vinagre
O vinagre é um dos produtos mais eficientes quando o assunto é limpeza, e isso tem explicação: ele contém ácido acético, que dissolve a sujeira acumulada no vidro.
Segundo Andrade, o ideal é aplicá-lo puro, com um pano macio ou esponja, ou diluí-lo em água para uma limpeza mais leve.
Outra dica infalível é misturá-lo com detergente neutro para remover a gordura e dar brilho extra ao box.
2. Bicarbonato de sódio
Se o problema for ferrugem ou acúmulo de sabão, o bicarbonato de sódio pode ser a solução.
Ele pode ser usado puro, misturado com um pouco de água para formar uma pasta, ou até mesmo combinado com vinagre para criar uma reação efervescente que ajuda a soltar a sujeira. Mas atenção: essa mistura deve ser feita em um recipiente aberto ou bem ventilado, pois a reação química libera gás carbônico.
Além do vidro, o bicarbonato também pode ser usado em torneiras e outros metais do banheiro, eliminando manchas e restaurando o brilho.
3. Detergente neutro
Seguro e eficaz, o detergente neutro é excelente para remover gordura e marcas de dedos do box. Ele pode ser combinado com vinagre para uma ação ainda mais potente.
O especialista recomenda o uso de versões sem corantes, pois algumas substâncias presentes em detergentes coloridos podem causar alergias.
4. E os limpadores de vidro?
Embora sejam práticos, nem todos os limpadores comerciais são indicados para o box do banheiro. Alguns contêm sais de amônio, que podem ser tóxicos e causar alergias.
Se optar por esse tipo de produto, certifique-se de usá-lo em um ambiente bem ventilado e siga as instruções do fabricante.
O que não usar?
O químico alerta que água sanitária (hipoclorito de sódio) não deve ser usada para limpar o box. Além de não ter uma função relevante nessa limpeza, ela pode liberar gases tóxicos se misturada com vinagre ou produtos com amônia.
Com essas dicas compartilhadas pelo Metrópoles, manter o box brilhando ficou muito mais fácil. E o melhor: sem precisar de produtos caros ou muito esforço!
Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades em tempo real!