Goiás conta com quase 800 casos de estupro de vulnerável nos primeiros quatro meses de 2025

Proposta é ampliar o debate sobre um tipo de violência que, na maioria dos casos, ocorre dentro de casa

Davi Galvão Davi Galvão -
Goiás conta com quase 800 casos de estupro de vulnerável nos primeiros quatro meses de 2025
Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Goiânia. (Foto: Divulgação)

Entre janeiro e abril deste ano, Goiás registrou 793 casos de estupro de vulnerável contra crianças e adolescentes. No mesmo período, também foram notificadas 458 ocorrências de maus-tratos e 162 de importunação sexual.

Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado e revelam o cenário alarmante que levou o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude, a reforçar neste mês a campanha Maio Laranja, que visa conscientizar e mobilizar a sociedade contra a violência infantojuvenil.

A proposta é ampliar o debate sobre um tipo de violência que, na maioria dos casos, ocorre dentro de casa. Um levantamento da Sociedade Brasileira de Pediatria aponta que 80% dos abusos contra crianças de até 14 anos são cometidos por pessoas próximas, muitas vezes familiares.

“O agressor geralmente é alguém do convívio da criança, e isso reforça a necessidade de uma atuação integrada entre Justiça, escolas, profissionais da saúde, segurança pública e sociedade civil para romper o silêncio e garantir o acolhimento adequado às vítimas”, afirma a coordenadora da Infância e Juventude do TJGO, juíza Célia Regina Lara.

A campanha também inclui materiais educativos, como os gibis “Chega pra lá!” e “Depoimento Especial”, além de ações digitais para ampliar o alcance da mensagem.

A magistrada lembra que qualquer cidadão pode denunciar casos ou suspeitas de abuso através do Disque 100, da Polícia Militar (190), do Conselho Tutelar e também através das Delegacias Especializadas.

“O Maio Laranja é um chamado à responsabilidade coletiva. O silêncio não pode proteger o agressor. A proteção das crianças e adolescentes é dever de todos nós”, reforça a juíza.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade