Motoristas poderão pagar mais caro por jogar lixo para fora da janela do carro; veja valor

Para virar lei, texto ainda precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado

Davi Galvão Davi Galvão -
Motoristas no trânsito de Goiânia. (Foto: Reprodução)
Motoristas no trânsito de Goiânia. (Foto: Reprodução)

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que torna mais rigorosa a punição para motoristas que jogarem objetos ou substâncias de veículos em vias públicas.

O texto aprovado altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e classifica essa prática como infração grave, com multa dobrada nos casos em que a conduta oferecer risco de incêndio.

Em infrações graves, a penalidade principal é uma multa no valor de R$195,23, além da adição de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor. A título de comparação, atualmente a prática é vista apenas como uma infração média, que resulta em uma multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira.

O Projeto de Lei 4080/24, de autoria do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), recebeu emenda de redação do relator, deputado Gilson Daniel (Pode-ES), que defendeu a mudança.

“Entendemos que a atual classificação da conduta de atirar do veículo objetos ou substâncias como infração média não reflete adequadamente a gravidade de suas potenciais consequências. É acertada a mudança da infração para grave”, afirmou.

A proposta prevê ainda que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) elabore uma lista dos materiais com potencial incendiário que justifiquem a aplicação da penalidade agravada.

O relator também apoiou a retirada de um trecho que previa atribuições adicionais ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por considerá-las desnecessárias.

Para virar lei, ainda precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade