Não é a embalagem, nem a cor: veja o detalhe nas garrafas que poucos notam

Esse detalhe, embora pareça banal, está relacionado à composição e ao tipo de material utilizado nas garrafas

Ruan Monyel Ruan Monyel -
Não é a embalagem, nem a cor: veja o detalhe nas garrafas que poucos notam
(Foto: Ilustração/Youtube/Festaseventostv – José Marques)

Quando pensamos em garrafas de plástico ou vidro, geralmente prestamos atenção apenas à cor, ao rótulo ou à forma da embalagem.

Porém, existe um pequeno detalhe presente na parte inferior dessas garrafas que quase ninguém nota, mas que pode fazer toda a diferença na hora de escolher, reutilizar ou descartar o recipiente corretamente.

Esse detalhe, está relacionado à composição e ao tipo de material com que a garrafa foi feita, e tem impacto direto na saúde, segurança e até no meio ambiente.

Não é a embalagem, nem a cor: veja o detalhe nas garrafas que poucos notam

O que muitos consumidores não sabem é que a base das garrafas, especialmente as de plástico, traz uma marcação discreta, que indica o tipo de resina utilizada na fabricação.

Esse número varia de 1 a 7 e cada um corresponde a um tipo diferente de plástico, com características específicas quanto à resistência ao calor, à possibilidade de reutilização e ao risco de liberação de substâncias tóxicas.

Por exemplo, as garrafas com o número 1 (PET) são feitas para uso único, e reutilizá-las pode ser prejudicial à saúde, especialmente se forem expostas ao calor.

Outro detalhe importante é a presença de saliências ou relevos no fundo das garrafas.

Em alguns modelos, essas elevações são projetadas para dar mais estabilidade ao recipiente e facilitar o empilhamento durante o transporte.

Em outros casos, elas estão relacionadas ao design funcional que impede a deformação da garrafa quando há mudanças de pressão ou temperatura.

No caso das garrafas de vidro, o fundo mais espesso ou com uma pequena cavidade (chamada de “punt”) ajuda a distribuir melhor a pressão interna, principalmente em bebidas gaseificadas como espumantes ou refrigerantes.

Entender esses detalhes vai muito além da curiosidade, sendo uma forma de consumir com mais consciência.

Na próxima vez que tiver uma garrafa em mãos, olhe com mais atenção, pois, o que parece ser apenas o fundo, pode, na verdade, revelar muito sobre sua verdadeira função.

Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de todas as notícias e curiosidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade