Túnel submerso no Brasil vai encurtar viagem de 1 hora para 2 minutos e gerar 9 mil empregos
Primeiro do tipo no país vai ligar Santos e Guarujá com operação 24 horas

O túnel submerso Santos–Guarujá será a primeira ligação do gênero no país.
Com 1,5 km de extensão — sendo 870 metros imersos —, a obra vai conectar as duas cidades pelo estuário, reduzindo um trajeto que hoje pode levar cerca de 1 hora para aproximadamente 2 minutos.
O projeto prevê seis faixas de rolamento (três por sentido), ciclovia, passagens de pedestres e reserva técnica para VLT.
A travessia fixa funcionará 24 horas, substituindo a dependência das balsas, com impacto direto na logística do Porto de Santos e maior previsibilidade para quem cruza o canal diariamente.
De acordo com o governo, a ligação atenderá mais de 720 mil moradores de Santos e Guarujá e deve gerar cerca de 9 mil empregos ao longo da implantação e início de operação. O investimento estimado é de R$ 6 bilhões (fase pré-leilão).
Como será construído
Em vez de escavação profunda, será usada a técnica do túnel imerso: módulos de concreto pré-moldados são construídos em docas secas, rebocados até o canal, afundados de forma controlada, encaixados no leito e protegidos por camadas de areia e pedras.
O desenho inclui monitoramento em tempo real, ventilação, sistemas de segurança e gestão de tráfego.
Prazo e próximos passos
O leilão já definiu a responsável pela obra, e a inauguração é prevista para 2030 ou 2031.
A ligação integra o Novo PAC e é tratada como obra estruturante para reduzir tempos logísticos, dar regularidade às viagens e apoiar o crescimento do porto.