Prefeitura de Goiânia já tem plano para impedir que motoristas entrem em alagamentos da Marginal Botafogo

Declaração surge horas após um condutor ficar ilhado e precisar subir em cima de um carro para pedir socorro

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Prefeitura de Goiânia já tem plano para impedir que motoristas entrem em alagamentos da Marginal Botafogo
Imagem mostra à esquerda homem ilhado e prefeito Sandro Mabel, à direita. (Foto: Reprodução)

Horas depois das chuvas que provocaram alagamentos em Goiânia e deixaram um motorista ilhado na Marginal Botafogo, o prefeito Sandro Mabel (UB) anunciou já ter um plano para impedir que o episódio se repita.

Em entrevista à TV Anhanguera, ele afirmou que tanto a via onde a cena ocorreu quanto a Avenida 87 devem receber cancelas para bloqueio preventivo em casos de alagamento.

Em nota, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) informou que as estruturas foram compradas na quinta-feira (4) e terão acionamento automático e monitoramento em tempo real. A expectativa é que sejam instaladas em até 60 dias.

Além das estruturas, Mabel anunciou que serão construídos piscinões na Marginal Botafogo e que a Prefeitura pedirá autorização ao Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCMGO) para realizar obras emergenciais.

A previsão é que as intervenções para resolver os alagamentos somem R$ 120 milhões.

Muita chuva

O motorista ilhado não foi o único caso que assustou moradores. No mesmo dia, uma adolescente de 13 anos foi arrastada pela enxurrada e ficou presa embaixo de um carro estacionado. Ela precisou ser levada ao Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).

Conforme balanço feito pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), em duas horas a capital recebeu 108,2 milímetros de chuva somente na região do Jardim Botânico.

Leia a nota da SET

A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (Set) informa que o sistema de barreiras automáticas para bloqueio preventivo de vias em caso de alagamento será implantado em até 60 dias.  A instalação inicial será realizada na Rua 87 e nos acessos da Marginal Botafogo, considerados os pontos mais críticos da cidade.  O sistema inclui cancelas inteligentes com acionamento automático e monitoramento em tempo real, reforçando a segurança viária e evitando que veículos entrem em áreas alagadas.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás.

Gabriella Pinheiro

Gabriella Pinheiro

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está sempre atenta aos temas que impactam o dia a dia da população. Começou como estagiária no Portal 6 e, com dedicação e olhar apurado, chegou à editoria. Tem interesse especial na prestação de serviços, mas não dispensa uma boa reportagem ou uma história bem contada.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias