Policiais de Goiás podem ter CNH gratuita após aprovação de projeto na Alego

Texto defende que mudança corrige distorções administrativas e garante maior segurança jurídica para quem atua em deslocamentos oficiais

Davi Galvão Davi Galvão -
Agente da Polícia Civil. (Foto: Divulgação/PC) CNH
Agente da Polícia Civil. (Foto: Divulgação/PC)

Policiais penais, civis e integrantes da polícia científica em Goiás estão um passo mais perto de não terem de pagar pela obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 97/25, que desonera esses profissionais do custo da taxa quando o documento for essencial ao serviço público.

A proposta altera o Código Tributário Estadual para garantir que servidores em funções de campo não arquem com despesas de habilitação utilizadas estritamente no trabalho.

O benefício contempla atividades como a condução de viaturas, escoltas, diligências e perícias externas.

Segundo o autor da matéria e presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), a exigência da CNH nesses contextos é uma ferramenta de trabalho indispensável.

O parlamentar argumenta que o custo da CNH não deve ser um ônus financeiro ao servidor que atua na ponta do serviço público. A medida também visa estimular a regularização documental e aumentar a eficiência operacional das forças de segurança.

A justificativa do projeto reforça que a iniciativa busca o reconhecimento das particularidades das carreiras de segurança, sem configurar privilégio indevido.

O texto defende que a mudança corrige distorções administrativas e garante maior segurança jurídica para quem atua em deslocamentos oficiais.

Após o aval inicial dos deputados, a matéria segue para uma segunda rodada de votação no Plenário antes de ser encaminhada para a sanção governamental.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade

+ Notícias

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.