De Moscou, Bolsonaro classifica chuva em Petrópolis de tragédia e aciona ministros

Cidade foi atingida por fortes temporais, que resultaram na morte de ao menos 38 pessoas

Folhapress Folhapress -
De Moscou, Bolsonaro classifica chuva em Petrópolis de tragédia e aciona ministros
Presidente está na Rússia desde a última segunda-feira (14). (Foto: Valdenio Vieira/PR)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse na noite de terça-feira (15) ter tomado conhecimento, “de Moscou”, do que classificou como tragédia em Petrópolis (RJ).

A cidade na região serrana foi atingida por fortes temporais, que resultaram na morte de ao menos 38 pessoas, segundo o Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil informou que ao menos 300 pessoas estão desabrigadas.

“De Moscou tomei conhecimento sobre a tragédia que se abateu em Petrópolis/RJ”, disse. O chefe do Executivo, cujo domicílio eleitoral é no estado, afirmou ainda ter feito “várias ligações” para os ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Paulo Guedes (Economia) para que prestassem auxílio imediato às vítimas, e ao governador Cláudio Castro (PL-RJ).

“Bem como conversei com o @DefesaGovBr , General Braga Neto, que me acompanha na Rússia”, afirmou no Twitter.

O mandatário viajou para o país europeu na noite de segunda-feira (14), para encontro que aconteceu nesta manhã com Vladimir Putin.

“Retorno na próxima sexta-feira e, mesmo distante, continuamos empenhados em ajudar ao próximo”, concluiu.
Ministros também lamentaram nas redes sociais a tragédia em Petrópolis e destacaram a atuação do presidente na Rússia.

O ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria-Geral da Presidência, que também integra a comitiva presidencial na viagem, prestou solidariedade nas redes sociais. “Acompanhei de perto a mobilização do nosso PR @jairbolsonaro que, aqui da Rússia, acionou vários ministérios para atuarem no local”.

Rogério Marinho disse que o presidente visitará a cidade atingida pelo temporal na sexta-feira, quando retornar de sua viagem.

“Ontem fui contactado pelo PR @jairbolsonaro da Rússia, que determinou mobilização de todos para ajudar”, disse. O Secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, já foi para o município.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que vai sobrevoar a região com o presidente na sexta-feira. “Ele viria da missão oficial da Rússia direto para Brasília, [mas] ele mudou trajeto, vai direto pro Rio de Janeiro, para se dirigir até a cidade de Petrópolis e também reforçar todas as iniciativas”.

Já Ciro Nogueira, da Casa Civil, disse que o governo federal se une aos esforços para socorrer os mais atingidos. “As notícias e os relatos da tragédia em Petrópolis, que já soma 38 vítimas, nos deixam profundamente tristes”.

Folhapress

Folhapress

Maior agência de notícias do Brasil. Pertence ao Grupo Folha.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade