Câncer de intestino: saiba quais os principais sinais da doença

Mesmo sem uma causa exata para o câncer de intestino, alguns fatores são considerados como possíveis contribuições para o desenvolvimento do tumor

Isabella Valverde Isabella Valverde -
6 sintomas de câncer que são comuns e podem passar despercebidos
(Foto: Reprodução)

Também conhecido como câncer de cólon e reto ou por colorretal, o câncer de intestino é um tipo de tumor que se desenvolve no intestino grosso.

A doença possui diversas classificações baseadas no local de origem, sendo elas Adenocarcinoma, Tumor Carcinóide, Tumor Estromal Gastrointestinal (GIST), Tumor de Células Escamosas, Linfoma, Sarcoma ou Leiomiossarcoma.

Mesmo sem uma causa exata para o surgimento do câncer de intestino, alguns fatores são apontados pelos especialistas como sendo possíveis contribuições para o desenvolvimento do tumor.

Pessoas com mais de 50 anos costumam ser as que mais recebem o diagnóstico da doença, levando a acreditar que a idade é um fator de influência.

Além disso, o histórico familiar, um antigo câncer de intestino, alguma doença inflamatória intestinal, alimentação rica em gordura e radioterapia na região do abdômen também são considerados contribuições.

O tumor costuma agir de forma silenciosa por um tempo maior, mas, alguns sinais podem aparecer como um alerta de que algo está errado. Confira a seguir quais os principais.

Câncer de intestino: saiba quais os principais sinais da doença

1. Sangue nas fezes 

Qualquer tipo de sangramento encontrado nas fezes não é normal. Por isso, é necessário marcar uma consulta médica com um coloproctologista para poder fazer o diagnóstico correto do problema.

Normalmente, quando o sangue aparece misturado nas fezes e com uma coloração escura, significa que o problema se encontra no início do intestino.

Já quando a coloração está mais viva, é um indicativo de que a lesão se encontra na porção final do órgão.

2. Alterações significativas no formato das fezes

O formato das fezes é outro fator que pode indicar a existência de um câncer no intestino.

Isso ocorre porque o tumor pode estar bloqueando a passagem pelo intestino, alterando assim o formato original.

As fezes semelhantes a um lápis, longas e finas, podem indicar que é necessário buscar por um especialista.

3. Diarreia ou constipação

É possível que o câncer colorretal apresente alterações no funcionamento do intestino, como diarreia ou constipação, dependendo do local em que o tumor está presente e do tamanho do mesmo.

Em algumas situações, as mudanças são comuns, no entanto, quando surgem sem uma causa aparente, é um sinal de que é preciso ir até um coloproctologista.

4. Dor abdominal ou inchaço

O inchaço, desconforto e a dor abdominal podem ser causados pelo bloqueio do intestino que impede a passagem das fezes, sendo este bloqueio uma característica do câncer.

Por acontecerem também em outras situações, como durante a menstruação, os sintomas só devem gerar maior preocupação em caso de persistência.

5. Perda de peso sem motivo aparente

Uma perda de peso significativa sem que tenha sido motivada por uma dieta deve ser considerada como um ponto de atenção para a saúde, pois se trata de um sinal de câncer colorretal.

Esse emagrecimento repentino pode ocorrer diante do maior trabalho do sistema imunológico para tentar lutar contra a doença ou porque as células do tumor se alimentam de uma considerável parte do estoque de energia do corpo.

6. Fraqueza e anemia 

Outro possível sinal de câncer intestinal é a fraqueza, seguida de anemia, constantes.

No entanto, como estes e os demais sintomas podem ter distintas causas, diferentes do tão temido tumor, a consulta médica é sempre a melhor opção em caso de persistência.

Aviso: Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade