Estudo mostra quanto tempo, de fato, o amor entre os casais dura
Apesar de ser um sentimento amplo, complexo e subjetivo, é maravilhoso sentir e entender como tudo isso funciona
Já parou para pensar se existe um tempo máximo para a durabilidade do amor entre os casais? Há quem acredite na ideia do ‘para sempre’, mas a ciência traz outra perspectiva.
A verdade é que o amor em si é muito subjetivo. Existe o encanto, o apreço, o fogo da paixão, a admiração pela companhia, o cuidado e uma outra série de fatores que te façam permanecer ao lado de alguém.
Mas e aí? Tudo isso, somados, podem durar uma vida inteira ou chega um certo momento em que ambos precisarão respirar novos ares e conhecer outros ambientes?
Bom, se ficou curioso para saber essa resposta, é bom conferir abaixo a explicação que separamos para você! Veja!
Estudo mostra quanto tempo de fato o amor entre os casais dura:
José Antonio Hinojosa, um professor de psicologia experimental e processos cognitivos da Universidade Complutense de Madrid (Espanha), apontou que a duração do amor entre os casais seria, em média, quatro anos.
Para o especialista, a ideia de permanecer ao lado de outra pessoa partiu da biologia. “A biologia encontrou utilidade neste conceito de amor romântico para a manutenção da espécie, para ter filhotes e cuidar deles”, pontuou.
A antropóloga biológica, Helen Fisherm, especialista em casamento, divórcio, adultério e padrões de monogamia entre diferentes espécies de mamíferos, explicou ainda que ‘a união dos pais servia para garantir a sobrevivência do filho, razão pela qual a própria seleção natural “recompensava” aqueles que se adaptavam a esse comportamento’.
Ambos estudiosos ainda pontuam sobre a queda dos hormônios do amor (ocitocina, dopamina, adrenalina, serotonina etc). Quando um casal vive muito tempo unido, dificilmente sentiriam novamente esses picos energéticos, justamente por causa da queda na paixão.
Mas calma!
Isso não quer dizer que nenhum casamento com mais de quatro anos será totalmente infeliz e amargo. De forma alguma! Existem pessoas que preferem se doar a uma outra pessoa e dedicar a vida a esse relacionamento, e está tudo perfeitamente bem nisso.
A amizade construída nas relações de longa data, a confiança e a parceria podem fazer tudo valer a pena. E lembrem-se: existem muitos tipos de amores. O cuidado, o zelo e a vontade de estar perto, aliada ainda à cumplicidade, podem contribuir para que um casamento seja eternamente feliz e bem.
No entanto, não contem com a paixão por tantos anos!
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades em tempo real!