6 erros que muitos cometem ao usar a panela de pressão e só percebem depois
Mesmo sendo uma ferramenta útil, seu uso requer muita atenção e cuidado
Utilizar a panela de pressão pode ser uma verdadeira mão na roda na cozinha, agilizando o preparo de refeições e tornando possível fazer pratos que demandam muito tempo, em alguns minutos.
No entanto, mesmo sendo uma ferramenta útil, seu uso requer atenção e cuidado, afinal, é comum ouvirmos histórias de explosões ou alimentos que ficaram queimados.
Mesmo com todos os relatos, existem erros que, infelizmente, são cometidos por muitos ao utilizarem essa panela tão versátil.
6 erros que muitos cometem ao usar a panela de pressão e só percebem depois
1. Excesso ou insuficiência de líquido
Um erro frequente é adicionar muito ou pouco líquido à panela de pressão, tanto o excesso quanto a falta de água podem provocar acidentes ou desandar a receita.
Seja aumentando o tempo de cozimento ou até mesmo queimando os alimentos, o correto é que o conteúdo não ultrapasse dois terços da capacidade.
2. Erro durante a compra
Embora pareça bobo, você já parou para olhar alguma vez se a panela que está comprando possui o selo do Inmetro?
Pois bem, o selo garante que o produto foi testado e aprovado, ou seja, é uma certificação de qualidade que pode evitar sustos.
3. Mexer na panela
É comum manusear a panela de pressão enquanto ela está no fogo, seja para trocar de chama ou retirá-la do fogo, mas esse é um erro grave.
Mexer na panela enquanto está com pressão pode provocar fortes explosões, espera a pressão sair e só então mova de lugar.
4. Falta de manutenção e limpeza
A manutenção regular da panela de pressão é essencial para garantir seu funcionamento seguro, além da limpeza periódica da tampa e da borracha de vedação.
Muitas pessoas negligenciam a limpeza adequada das peças, o que pode comprometer a eficácia do produto e aumentar o risco de vazamentos.
5. Usar peças paralelas
Quando a panela estraga, fica mais barato levar em um lugar para consertá-la, mas isso pode trazer grandes riscos.
Peças paralelas podem vir com defeito de fábrica, opte por peças originais e em caso de não encontrar, prefira investir em uma panela nova.
6. Colocar a panela na água para tirar a pressão
Por fim, essa é clássica, colocar a panela embaixo da água corrente faz a pressão sair mais rápido, porém traz riscos de explosão devido ao choque térmico.
O correto é desligar o fogo e esperar que a pressão sair naturalmente, mesmo demorando um pouco mais, vale a pena manter a cozinha segura.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!