Pioneiro no Brasil, Senai de Anápolis foi responsável por ajudar no desenvolvimento do Daia e Base Aérea

Unidade, que é a mais antiga do estado, continua sendo referência mesmo 72 anos após inauguração

Davi Galvão Davi Galvão -
Pioneiro no Brasil, Senai de Anápolis foi responsável por ajudar no desenvolvimento do Daia e Base Aérea
SENAI de Anápolis na inauguração (à esquerda) e hoje em dia (à direita). (Foto: Repórter Esso/ Divulgação)

O Parque Ambiental Ipiranga, o Morro da Capuava e a Praça Americano do Brasil – ou também, a “Praça do Avião”. Ao longo dos anos, diversos pontos de Anápolis foram se consolidando como alguns dos mais marcantes da cidade.

Porém, um deles em particular carrega uma grande história e relevância para o município: o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Roberto Mange.

Inaugurado em 9 de março de 1952 com o nome de Escola Senai GO1, em “uma manhã de domingo ensolarada” – como descrito pelo saudoso noticiário “Repórter Esso” – algo que poucas pessoas sabem é que a unidade foi fundada antes mesmo da criação do Departamento Regional do SENAI de Goiás.

Ou seja, foi em Anápolis onde as primeiras portas do estado se abriram para o aprendizado voltado para a indústria.

Assim, por vários anos, o prédio funcionou como o primeiro – e único – Centro de Formação Profissional da instituição em Goiás.

Para se ter uma ideia, o primeiro SENAI de Goiânia, a Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna – à época apenas Escola SENAI Ítalo Bologna – foi fundada no dia em 1º de fevereiro de 1968, 16 anos após a irmã anapolina.

Extrato do jornal O Anápolis falando sobre a inauguração do SENAI em Anápolis. (Foto: Arquivo Pessoal/Claudiomir Gonçalves)

O nome “Roberto Mange”, que perdura até hoje, foi uma homenagem ao professor e engenheiro que, à época, era diretor regional do SENAI de São Paulo, a quem ficou jurisdicionada a extensão de Anápolis.

Fachada do prédio, no dia da inauguração. (Foto: Repórter Esso)

Atuando tanto na cidade quanto em 20 municípios do entorno, as instalações foram indispensáveis para capacitar profissionais que pudessem atuar no Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA) e na Base Aérea, por exemplo.

A partir da década de 90, refletindo as necessidades da cidade, iniciaram-se os cursos técnicos em mecânica industrial, eletrotécnica, segurança do trabalho, eletrônica, química, industrial e telecomunicações, com laboratórios tecnológicos e sofisticados.

Atualmente, a unidade é responsável por formar mais de 15 mil alunos por ano, contribuindo com a competitividade da indústria local e entregando mão de obra qualificada e apta para as demandas do mercado.

O SENAI ainda possui uma forte relação com o desenvolvimento dos polos farmacêuticos e automobilísticos de Anápolis, se consolidando como um dos locais e marcos de maior importância do município.

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade
+ Notícias