Com 150 mil animais abandonados, saiba como castrar pets de forma gratuita na Grande Goiânia

Ação pode servir como solulão para minimizar ampla presença deles nas ruas

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Cachorro
É necessário oferecer o máximo de informações, fotos e vídeos no ato da denúncia (Foto: Redes sociais/ Vida Lata)

Seja nas ruas ou em avenidas da Grande Goiânia, um fator em comum marca presença em frente às praças e comércios: os animais abandonados. A cada dia, o problema tem ganhado força e demonstra ser um dos diversos problemas de saúde pública. Tanto é que segundo o Instituto Pet Brasil, a estimativa é que existam cerca de 150 mil errantes em Goiás. 

Uma das soluções apontadas por especialistas e que poderia minimizar a situação é a castração, mas que nem sempre conta com a adesão por parte da sociedade. 

Em Goiânia, o Centro de Zoonoses é um dos locais que oferecem cuidados e proteção. Em caso extremos, há também a possibilidade de realização de eutanásia. 

Paralelamente, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) possui a Unidade de Pronto Atendimento Animal (UPAVet), que realiza cirurgias de castração, consultas e atendimentos emergenciais. Para se ter uma ideia, entre janeiro e maio deste ano, 1.950 procedimentos de castrações foram feitos. 

Os atendimentos são direcionados exclusivamente para animais de família de baixa renda, que tenham inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O telefone de contato é (62) 3291- 2202.

Já em Aparecida de Goiânia, uma das formas encontradas para contornar a situação é a castração social durante os mutirões feitos pela Prefeitura. 

Também voltada para pessoas de baixa renda e inscritas no CadÚnico, os eventos, geralmente, liberam 80 senhas. Os procedimentos são feitos por meio de convênio ambiental com a clínica VilaPop. Até o momento, 800 castrações já foram realizadas.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade