Jovem de Anápolis é convocado para Copa do Mundo de Futebol 7 PC
Vinícius joga pelo Vasco da Gama, time pelo qual conquistou o título brasileiro da modalidade em outubro de 2024
Um jovem jogador de futebol, de Anápolis, foi convocado para a seleção brasileira e participará da Copa do Mundo de futebol 7 para pessoas com paralisia cerebral (futebol 7 PC), na Espanha – iniciada no próximo dia 06. Essa conquista coroa uma trajetória de superação que começou em 2019, quando Vinícius Araújo, de 21 anos, sofreu um AVC isquêmico, que paralisou o lado esquerdo do corpo. Após receber um diagnóstico difícil, que incluía a previsão de não retornar ao esporte, ele decidiu lutar contra as expectativas.
Após o AVC, Vinícius passou uma semana internado no Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HEANA), e depois quase um mês internado em Goiânia, no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) antes de ser transferido para um longo processo de reabilitação na APAE, onde ficou em tratamento por um ano e meio.
Ele fez diversa sessões intensivas de fisioterapia e terapia fonoaudiológica para recuperar movimentos e funcionalidades, essenciais para retomar a rotina.
“Tive que reaprender a fazer quase tudo. Os médicos e a fisioterapeuta disseram que teríamos que adaptar a casa toda, que eu nunca mais teria a capacidade de jogar futebol como antes. Mas, assim que saí do Crer, eu voltei aos treinos, é o esporte que me mantém vivo e foi o futebol que me reabilitou, eu não parei de sonhar”, contou, em entrevista ao Portal 6.
No bairro Santa Maria de Nazaré, ele encontrou no Campo do Barro Preto o espaço ideal para retornar aos treinos e testar as próprias limitações, onde realizou trabalhos diários com a TF10 fundamentos, para recuperar a velocidade, destreza e reestabelecer os fundamentos na lida com a bola.
Em 2021, Vinícius conquistou uma vaga no sub-20 da Anapolina e, logo depois, teve a oportunidade de realizar testes em Jundiaí, São Paulo. A temporada foi um sucesso, com o título paulista pelo futebol convencional. No entanto, a persistência dele foi testada novamente quando ele fraturou o externo, o que o afastou temporariamente das competições, mas, ainda decidido, logo se recuperou e continuou a treinar.
A trajetória no futebol de 7 PC começou em 2022, quando ingressou na segunda divisão com um time de Brasília e se destacou como artilheiro e campeão, marcando oito gols em três jogos. Esse desempenho chamou a atenção de outros clubes e abriu portas para novos desafios no esporte adaptado.
Em 2023, Vinícius foi chamado para o time B do Vasco, onde conquistou a medalha de bronze e o título de jogador revelação. Já em 2024, integrou o time principal do Vasco, conquistando o título brasileiro no mês de outubro, e recebeu novamente o chamado para representar a seleção brasileira.
Hoje, Vinícius encara a convocação para a Copa do Mundo como uma oportunidade de continuar crescendo no esporte, transformando cada obstáculo em uma nova chance para evoluir e deixar a própria marca no futebol adaptado.
“Estou muito feliz, muito emocionado mesmo. É a realização de um sonho, comecei com o futebol aos 7 anos e desde então me dediquei. O Brasil nunca conseguiu um título no mundial dessa modalidade, a melhor colocação foi o terceiro lugar, então vamos dar tudo de nós para defender a seleção. Agradeço demais o apoio de todos, e sempre vou dizer, nunca pare de sonhar, acredite nos seus sonhos!”, concluiu o atleta.
Ver essa foto no Instagram