6 sinais de que a carne que está na geladeira da sua casa está imprópria para o consumo
Reconhecer esses indícios é importante para garantir refeições seguras e evitar riscos à saúde. Atenção é sempre a melhor forma de prevenção!
Mesmo congelada, existem alguns sinais que são claros indicadores de que a carne pode estar comprometida e não deve ser consumida em hipótese alguma.
Reconhecer esses indícios é importante para garantir refeições seguras e evitar riscos à saúde. Atenção é sempre a melhor forma de prevenção!
6 sinais de que a carne que está na geladeira da sua casa está imprópria para o consumo
1. Preste atenção se sente cheiro de amônia
Um sinal inicial para saber se a carne está apta ou não para consumo é através do cheiro. Assim, cheiro forte de amônia indica contaminação por bactérias. Esse odor é inconfundível e indica que a carne deve ser descartada imediatamente.
2. Textura pegajosa ou viscosa
A carne dá sinais físicos de que não está própria para o consumo. Assim, uma camada viscosa ou pegajosa na superfície da peça indica a presença de bactérias. Essa textura é comum quando a carne começa a estragar e apodrecer.
3. Veja se a embalagem está estufada
Quando a carne não está boa, a embalagem dá sinais tentando avisar sobre isso. Assim, a embalagem fica inchada, indicando gases liberados por bactérias. Isso é um sinal claro de contaminação e decomposição.
4. A carne ganha uma cor acinzentada ou esverdeada
A textura da carne muda bastante quando não está apta para consumo. Assim, mudanças de cor, como tons de cinza, verde ou até iridescentes, indicam que a carne já passou do ponto e está pronta para ir para o lixo.
5. Presença de líquido escuro ou leitoso
Se você notar um líquido diferente escorrendo dela, é bom ter atenção. Assim, se a carne soltar uma espécie de líquido escuro, leitoso ou com mau cheiro, é sinal de que já houve deterioração interna por todos os lados. Pelo bem da sua saúde, não consuma carne com essa indicação.
6. Cheiro forte ou azedo
Por fim, um dos sinais mais fortes e frequentes. Se a carne exala um odor desagradável ou ácido, isso é sinal de que as bactérias já começaram a se proliferar. Cheiros ruins são um sinal claro de deterioração. É direto para o lixo.
Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!