Com menos de cinco minutos dessa atividade, pais estão melhorando o desenvolvimento dos bebês e prevenindo complicações

Ao Portal 6, pediatra explicou como realizar a prática com segurança e os benefícios envolvidos

Davi Galvão Davi Galvão -
nomes curtos
(Foto: Ilustração/Vika Glitter/Pexels)

Seja com pais de primeira viagem, ou mesmo com os que já embarcaram nessa ‘aventura’ alguma vez, a preocupação com o bem-estar e desenvolvimento dos bebês mantém-se sempre constante.

É aí que entram as estratégias e técnicas para que os recém-nascidos possam progredir da melhor forma possível. Uma dessas táticas que vem se popularizando cada vez mais é o tummy time, ou “tempo com a barriga”.

A prática vêm se tornando cada vez mais usual entre os pais, principalmente devido à disseminação dos benefícios envoltos com a atividade. Foi como destacou, em entrevista ao Portal 6, a pediatra anapolina Andressa Hirako,@andressahirako, ao se referir ao fortalecimento muscular e também ao melhor desempenho sensorial, por exemplo.

Andressa Hirako é pediatra e atua em Anápolis. (Foto: Arquivo Pessoal)

Conforme ela, o tummy time pode ser realizado logo nos primeiros dias de vida e termina quando o bebê começar a engatinhar.

“É uma prática, como o próprio nome diz, de colocar o neném deitado de bruços, com a barriguinha para baixo, em cima de um tapete ou alguma superfície firme, para que ele possa ter a liberdade de explorar o mundo ao redor”, detalhou.

Os benefícios da prática são vários e envolvem principalmente o fortalecimento do grupo muscular do pescoço e das costas e também contribuir para o desenvolvimento motor e sensorial, com os pequenos aprendendo sobre tudo o que os cercam.

Além disso, o tummy time também ajuda a prevenir a assimetria craniana, que nada mais é do que o achatamento do crânio. A pediatra explicou que bebês que passam muito tempo deitados da maneira convencional – de costas – podem apresentar esse problema ao longo do desenvolvimento.

Para realizar a prática com segurança, a médica destacou que é importante a supervisão constante dos pais, pois como se trata da primeira fase da vida dos bebês, há o risco de eles abaixarem a cabeça e não conseguirem levantá-la novamente, o que pode causar sufocamento.

Com as ressalvas feitas, Andressa destacou a prática é totalmente segura e indicada entre os profissionais, sendo também um importante momento de conexão com os filhos.

Outra dica é os pais apostarem em brinquedos durante esses momentos, especialmente com nenéns um pouco mais crescidos. Por fim, não é necessário longos períodos de tummy time, visto que atividades de cerca de três a cinco minutos já suficientes.

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade
+ Notícias