6 formas de identificar se o carregador do seu celular é falso

Muitas vezes o barato pode acabar saindo caro para o seu bolso

Magno Oliver Magno Oliver -
6 formas de identificar se o carregador do seu celular é falso
Tenha cuidado ao usar carregador falsificado. (Foto: Reprodução)

Carregador para aparelho celular é assunto sério e com a popularização do uso dos smartphones, o número de falsificações cresceu absurdamente.

Diante desse cenário, é importante identificar bem as diferenças entre um carregador original e um produto falsificado.

6 formas de identificar se o carregador do seu celular é falso

1. Tenha sempre uma amostra oficial da marca para comparar e não levar errado

Antes de sair por aí em busca de um carregador para o seu celular, é importante ter um modelo original como referência para levar, comparar e conferir se não está comprando um item falsificado.

Para te ajudar, no site do fabricante é possível conferir todos os detalhes e especificações do carregador original, como capacidade de carga, formato e número de série gravado no corpo.

2. Importante observar o acabamento e o peso do carregador

Existe uma linha tênue muito diferente entre carregador original e falsificado só comparando o peso e o acabamento estrutural de cada um deles.

Acontece que os carregadores originais são mais pesados, possuem um acabamento mais refinado em cor, estrutura e identificação. O falsificado é leve, feio e com uma apresentação visual bem duvidosa.

3. Alerta aos preços praticados

Primeiro passo é conferir o valor do produto original e fazer a pesquisa de preços no mercado. Se você perceber um valor muito abaixo, é bom desconfiar e não jogar dinheiro fora.

Produtos falsos vêm com preços bem atrativos para enganar consumidores desatentos.

4. Muita atenção aos pinos de encaixe

Esse detalhe já te ajuda a separar meninos de homens de verdade, no quesito originalidade e cópia.

Assim, os pinos originais são firmes, simétricos e com acabamento bem feito. Já os falsificados vêm com falha na estrutura, com folgas no encaixe e até sinais de oxidação. Portanto, desconfie na hora.

5. Tem que ter selo da Anatel

Não importa onde você for comprar, primeiro ponto é verificar se o produto é homologado com o selo da Anatel. Isso garante qualidade, bom acabamento e boa performance.

Todo carregador vendido no Brasil leva homologação do órgão e sua ausência é um sinal nítido de irregularidade no produto disponível para venda.

6. Confira amperagem, voltagem e teste a velocidade do carregamento

Confira no seu carregador antigo ou no site do fabricante amperagem e voltagem certinhas para o seu aparelho. Diferenças em relação ao modelo original sempre aparecem em itens falsificados.

Teste também a velocidade de carregamento. Carregadores falsos geralmente demoram bastante tempo para dar carga completa e aquecem de forma anormal durante o uso. Já o original vai ao contrário disso.

Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo online e em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade