6 segredos para um churrasco perfeito sem ter que gastar uma fortuna
Reunimos as dicas de quem entende profissionalmente do assunto para você não errar mais na hora do seu momento gastronômico


Quando o assunto é churrasco, fica a pergunta: qual é o seu segredo para um churrasco perfeito e sem precisar gastar muito?
Assim, nossa redação foi atrás de conselhos de churrasqueiros profissionais para te ajudar nesse momento tão importante.
6 segredos para um churrasco perfeito sem ter que gastar uma fortuna
1. O carvão certo vai ditar o ritmo do seu churrasco
Não tem jeito, nem todo carvão é igual e cada marca traz um benefício diferenciado ao seu churrasco, é importante saber escolher. A indicação dos churrasqueiros profissionais mais experientes é fugir dos itens muito baratos e que queimam rápido e soltam muito pó. Preferir carvão de eucalipto ou de acácia vão fazer uma enorme diferença no seu rolê.
2. A grelha que você usa vai dizer muito sobre a qualidade do churrasco
O importante no churrasco não é se você tem uma churrasqueira elétrica bem estruturada ou mesmo de alvenaria das mais tops de linha. O segredo é ter uma boa grelha resistente, bem limpa e com canaletas ou altura ajustável. Assim, quem gosta de espetos, a dica é usar modelos largos e achatados, pois impedem a carne de girar sozinha.
3. Arroz e farofa não são acompanhamentos devidos
Nas churrascarias renomadas e tradicionalmente famosas, esses alimentos passam longe como acompanhamentos. Assim, elas investem na boa imersão gastronômica e apresentam bons vinagretes, pão de alho e um tradicional feijão tropeiro aos clientes.
4. Cuidado na ordem das carnes que você dispões para assar
Os churrasqueiros mais experientes já dizem: “saiba priorizar o tipo de carne para não interferir nos demais sabores”. Assim, a indicação é começar pelas carnes com mais gorduras ou pelas linguiças, pois ajudam a untar a grelha e a preparar o ambiente. Frango e cortes mais simples vêm depois, carnes nobres por último, com o calor mais moderado.
5. Tempero é sal grosso e mais nada
Caldo Knor, temperos caseiros prontos, marinadas complexas, nada disso. Os churrasqueiros profissionais experientes são bem diretos no ponto de tempero: sal grosso e nada mais. Assim, a indicação é usar o tempero depois que a carne sai da brasa para valorizar o sabor natural. Para cortes mais magros ou aves, marinadas de sal com limão e não passe muito disso.
6. Carne boa não precisa ser cara
Por fim, criou-se um paradigma de que churrasco para ser bom precisa ser com carnes muito caras e não é bem assim. Existem cortes suculentos e saborosos mais em conta e até sobrecoxa, cores suínos e acompanhamentos que surpreendem no sabor. Assim, tudo é questão de se planejar e conversar com o açougueiro para preparar cortes com boas gorduras entremeadas e já limpos.
Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo online e em tempo real para você!