Hapvida e administradora de plano de saúde pagarão indenização após negarem atendimento de urgência a criança em Goiânia

Menor não foi atendido sob a justificativa de que pagamento do plano estava atrasado em 13 dias

Davi Galvão Davi Galvão -
Unidade do plano de saúde Hapvida, em Goiânia. (Foto: Reprodução/Facebook)
Unidade do plano de saúde Hapvida, em Goiânia. (Foto: Reprodução/Facebook)

A Hapvida Assistência Médica S.A. e a Allcare Administradora de Benefícios em Saúde Ltda. foram condenadas a pagar uma indenização de R$ 7 mil, por danos morais, a família de um menor que teve atendimento emergencial negado após atraso de 13 dias na mensalidade do plano.

De acordo com o processo, em 14 de janeiro, o garoto procurou atendimento oftalmológico de urgência após sofrer um trauma no olho direito, em Goiânia.

Porém, ao chegar na unidade da Hapvida, foi informado de que a mensalidade do plano estava vencida. Acompanhado do pai, o pagamento foi feito na mesma hora, mas o atendimento seguiu sendo negado.

O caso foi registrado em boletim de ocorrência e resultou em pedido de indenização de R$ 30 mil.

Na sentença, o juiz destacou que, ainda que planos coletivos por adesão possam ter regras mais rígidas para suspensão, não é aceitável negar cobertura em situações de emergência, sobretudo quando o caso envolve crianças.

Segundo o magistrado, a recusa configurou falha grave na prestação do serviço e afronta aos princípios da boa-fé objetiva e da função social do contrato.

Para ele, a negativa expôs a criança e sua família a “angústia e estresse” que vão além de mero inadimplemento contratual, justificando a reparação moral.

Portal 6 entrou em contato com a Hapvida para obter um posicionamento sobre o caso, mas não houve retorno até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiânia!

*Com informações do perfil Rota Jurídica

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade