Motoristas goianos devem ficar atentos com prazo para registrar o veículo no Detran

Uso de capacete é obrigatório e veículos devem trafegar pela pista de rolamento

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Motoristas goianos devem ficar atentos com prazo para registrar o veículo no Detran
Scooter elétrica perambulando nas ruas. (Foto: Governo de Goiás)

Os proprietários de ciclomotores têm até a próxima quarta-feira (31) para registrar os veículos junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).

Conforme estipulado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a partir de 1º de janeiro de 2026, veículos desse tipo só poderão circular nas vias se estiverem registrados, licenciados e emplacados no órgão estadual de trânsito.

Os condutores que ainda não realizaram o registro devem comparecer ao Detran e apresentar o código específico de marca, modelo e versão do veículo, nota fiscal e o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT).

Nos casos em que o veículo não possua CAT ou código, será necessária documentação adicional, como o Certificado de Segurança Veicular (CSV) com número de identificação do veículo, laudo de vistoria, declaração de procedência e potência do motor. Além disso, é necessário que o condutor seja habilitado.

O condutor também deve cumprir as exigências legais, possuindo Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).

Vale salientar que o uso de capacete é obrigatório, e os ciclomotores devem trafegar pela pista de rolamento, sempre à direita, não sendo permitida a circulação em calçadas, ciclovias ou ciclofaixas.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!

Gabriella Pinheiro

Gabriella Pinheiro

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está sempre atenta aos temas que impactam o dia a dia da população. Começou como estagiária no Portal 6 e, com dedicação e olhar apurado, chegou à editoria. Tem interesse especial na prestação de serviços, mas não dispensa uma boa reportagem ou uma história bem contada.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias