Movimento dos consumidores nas lojas aumenta 2,7% em março
O movimento dos consumidores nas lojas em março de 2015 avançou 2,7% em relação ao mês de fevereiro, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve alta de 5,9% na atividade do comércio no terceiro mês deste ano e no trimestre houve crescimento de 0,6%, sendo este o pior resultado dos últimos 12 anos.
O levantamento mostrou que a elevação da atividade no varejo ocorreu em todos os segmentos analisados pela Serasa Experian. A maior delas, de 3,6%, ocorreu nos segmentos de combustíveis e lubrificantes e também no de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas. Houve ainda aumento de 2,7% no segmento de material de construção; de 1,6% no setor de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática; e de 1,4% no de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. O segmento de veículos, motos e peças registrou alta de 0,1% em março/15.
No acumulado do primeiro trimestre de 2015, três setores fecharam com crescimento e três com queda. No campo positivo tivemos as altas de 6,8% no segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios; de 3,3% em móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática; e de 2,2% nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas.
Aqueles que tiveram recuos foram o segmento de veículos, motos e peças (-8,7%); combustíveis e lubrificantes (-9,5%) e o de materiais de construção (-10,8%).
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o movimento dos consumidores do comércio em março deste ano foi favorecido pele feriado do carnaval, que neste ano caiu em fevereiro. “Porém, fatores como a alta da inflação durante o primeiro trimestre deste ano, o crediário cada vez mais caro e o baixo grau de confiança dos consumidores pesaram negativamente sobre o desempenho varejista no acumulado dos três primeiros meses de 2015”.
Agência Brasil