Creche de Anápolis cria horta para incentivar crianças a cultivar alimentos saudáveis
Mães desempregadas recebem os produtos para vender em Feira Gastronômica e ajudam a incrementar renda familiar


Uma ideia interessante desenvolvida em uma creche de Anápolis tem chamado a atenção por unir ensino e agronomia. É uma iniciativa da Diretoria de Agricultura que, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, implantou no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Zilda Arns, no Setor Tropical, uma horta com alimentos orgânicos.
A horta foi implantada em formato “mandala”, forma circular que permite a economia de água, além de abrir espaço para pequenos animais como galinhas, patos e peixes, que proporcionam esterco para a adubação do solo.
Segundo a Prefeitura de Anápolis, o hábito de cultivo conscientiza as crianças, os trabalhadores do CMEI e a comunidade sobre o consumo de alimentos sem agrotóxicos, além da convivência harmoniosa com o meio ambiente.
Um projeto de educação alimentar foi vinculado junto ao cultivo dos alimentos orgânicos, que ensinam as mães dos alunos algumas técnicas de produção e comercialização de bolos e quitandas que podem ser vendidas na “Feira Gastronômica”.
Dados da Prefeitura mostram que 50% das mães das crianças do CMEI estão desempregadas e não possuem mais que o ensino fundamental como formação. Em função disso, o comércio dos alimentos também ajudam a incrementar a renda familiar.