Governo começa a pagar PIS/PASEP 2017 esta semana: Veja calendário
A estimativa é de que este ano 24 milhões de trabalhadores tenham direito ao benefício
O calendário de pagamento do PIS/PASEP 2017/2018 já foi divulgado. Os pagamentos começam a ser realizados esta semana e vão até o primeiro trimestre de 2018.
Segundo o Governo Federal, a estimativa é de que este ano 24 milhões de trabalhadores tenham direito ao benefício. O cronograma de pagamentos que sempre se inicia em julho, é proporcional e varia de acordo com a data de nascimento de cada pessoa.
Quem é correntista da Caixa,receberá o pagamento antes do restante dos trabalhadores, além de ter o benefício depositado diretamente em conta.
Como sacar
O valor poderá ser retirado nos próprios terminais da Caixa ou em alguma casa lotérica por meio do Cartão Cidadão e a senha cadastrada, mas caso o trabalhador não tenha o cartão, também poderá receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação. A Caixa disponibiliza o número de telefone 0800-726 02 07 para mais informações a respeito do PIS.
Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.
O pagamento será escalonado e segue sistemática baseada na data de nascimento do trabalhador, conforme calendário.
Calendário de pagamento do PIS
Calendário de pagamento do PASEP
Novas Regras
Este ano é necessário ficar atento para as novas determinações da Lei 13.134/2015. Segundo a publicação, a quantia que cada trabalhador receberá deve variar de R$ 79 a R$ 937, dependendo do tempo em que ele trabalhou formalmente em 2016.
Caso o beneficiado tenha trabalhado apenas 1 mês no ano anterior, o valor recebido será de 1/12. A mesma situação vale para quem trabalhou só 2 meses, 3 meses ou menos de 12 meses no ano-base 2016. Sendo assim, o valor integral só será pago a quem tiver trabalhado os 12 meses completos no ano anterior do pagamento do abono.
É importante ressaltar que só tem direito ao abono salarial aqueles que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais, com carteira assinada, e exerceu atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2016.